Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Conselheiro destaca importância de fomentar estudos científicos durante audiência pública sobre propriedade de meteoritos

O coordenador da Câmara Especializada de Geo, Minas e Industrial (CGMI), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), conselheiro e geólogo, Caiubi Kuhn, participou de uma audiência pública das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Minas e Energia da Câmara dos Deputados, realizada neste mês de junho. O encontro discutiu o projeto de lei nº 4471/2020, que dispõe sobre a propriedade de meteoritos que atingem o solo brasileiro. A proposta, de autoria do deputado Alex Santana, do estado da Bahia, prevê que o meteorito que cair em solo brasileiro pertencerá ao proprietário do imóvel, quando atingir área particular; e à União, quando atingir imóvel de sua propriedade ou de estado, município ou Distrito Federal.
Além disso, com relação à primeira hipótese, o texto estabelece que a União poderá requisitar o meteorito para análise e estudo, pelo prazo máximo de seis meses, sendo posteriormente devolvido ao proprietário do imóvel atingido. Ainda, se for de interesse, o meteorito poderá ser adquirido pela União, mediante acordo entre as duas partes.
Durante a audiência pública, o geólogo destacou a importância da discussão acerca do tema, salientando o fato de que a União, ao dispor desses recursos, contribuirá fortemente com o progresso científico para o país. “Nós sabemos das dificuldades que a ciência vêm passando no Brasil nos últimos anos, por falta de recursos, entre outras questões. E, quando não temos a garantia mínima de insumos para impulsionar as pesquisas científicas, torna-se muito difícil a missão de garantir o desenvolvimento dos mais diversos campos científicos. Esse projeto de lei traz uma contribuição muito importante, principalmente se assegurar que as instituições brasileiras de ensino tenham acesso a esses materiais para desenvolver os seus estudos”, explicou Caiubi.
Ainda, para o conselheiro, a propositura se destaca pois põe fim ao imbróglio jurídico relacionado aos meteoritos. “A discussão nos assegura uma legislação muito clara, que dá condições para que essa temática relacionada à meteoritos se desenvolva no âmbito nacional”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos