Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

terça-feira, 7 de junho de 2022

Em parceria com Barralcool, Energisa orienta trabalhadores sobre cuidados com a rede elétrica na zona rural

Doze mil pessoas foram afetadas por batidas em postes e redes no primeiro trimestre no ano, muitos na zona rural.Apenas neste primeiro semestre, mais de 12 mil pessoas foram afetadas em Mato Grosso, por batidas em postes e torres de energia, a maior parte causada por máquinas agrícolas. Foram 60 acidentes envolvendo operações no campo no estado durante o período. O volume traz um alerta sobre a necessidade de orientação sobre os cuidados ao realizar trabalhos na zona rural próximo da fiação.
Por isso, a Energisa está fazendo parceria com empresas para orientar funcionários. Um exemplo foi a ação realizada durante o Energia que Transforma em Barra do Bugres (168km de Cuiabá) neste mês, em parceria com a Barralcool. A concessionária realizou uma palestra de segurança que contou com a participação de mais de 80 funcionários, que receberam orientações para evitar acidentes com a rede elétrica.
O gerente agrícola da Barralcool, Marcos Beletti, destacou a importância de orientar os trabalhadores sobre os perigos que podem acontecer na zona rural durante o manuseio de máquinas agrícolas. “A nossa empresa possui muitos colaboradores que trabalham expostos à rede de energia. Por isso, a palestra sobre os cuidados com a rede elétrica é de vital importância para a gente”, afirmou.
O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo Amorim, ressalta que todo cuidado e atenção são fundamentais durante as execuções dos trabalhos. “É importante estar atento às dimensões das máquinas usadas no plantio e nas colheitas. Os maquinários de grande porte podem encostar na rede elétrica e causar acidentes. É essencial visitar as áreas e observar os locais onde os trabalhos serão realizados, é um exercício importante para a prevenção de acidentes”, pontuou.
Confira algumas ações de prevenção:
- Quando for descarregar alguma carga próxima à uma rede elétrica, verifique antes se a caçamba do caminhão irá pegar nessa rede.
- Quando for subir em capotas ou carrocerias, olhe atentamente se há algum fio próximo.
- Na lavoura, verifique se a barra do pulverizador ou o cano da colheitadeira está abaixada antes de passar por uma rede elétrica.
- Não faça queimadas próximas das redes.
- Use equipamentos adequados para eletrificar cercas e sinalize-a a cada cem metros. De preferência, contrate um eletricista qualificado.
- Deixe intervalos entre as cercas de arames localizadas sob a rede elétrica.
- Não toque em animais que levaram choque.
- Vistorie com frequência as instalações elétricas da sua propriedade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos