Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Estudantes de Engenharia de Rondonópolis recebem palestra: “Sistema Confea e Mútua”

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental e de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rondonópolis e de Engenharia Mecânica, Controle e Automação, Elétrica, Computação, Civil e Produção e Agronomia da Unic, daquele município receberam, em maio, a palestra "Sistema Confea/Crea e Mútua".
O encontro foi conduzido pela coordenadora do Crea Mulher do estado, conselheira eng. mecânica e de segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, o conselheiro, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini e a diretora-administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), eng. sanitarista Suzan Lannes.
“ Explanamos sobre a quantidade de profissionais registrados no Sistema de Mato Grosso, que já passa dos 35 mil e 250 cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências, e que o conselho dá atribuição, por ser profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Ele abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, explicou Priscila.
Ainda segundo a eng. mecânica, o papel do Sistema é proteger a sociedade, confere atribuições, valorização do profissional, define as penalidades, de composições das Câmaras Especializadas e a estrutura organizacional, o plenário, Comissões permanentes e especiais, bem como grupos de trabalho, presidência, diretoria e inspetorias.
“ Muitas vezes o Crea-MT é visado como um órgão arrecadador, mas na verdade, ele é uma autarquia que fiscaliza o exercício ilegal da profissão, além de abrir mercado ao profissional. As entidades de classe pertencentes ao Sistema, são de grande importância aos engenheiros e profissionais das áreas das geociências, a exemplo da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos de Mato Grosso(Abemec-MT), Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas(ABEAG-MT) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis(AEAGRO), que agregam o fortalecimento da classe ao mercado de trabalho, por proporem capacitação e luta de seus direitos profissionais”, disse a conselheira Priscila.
Já o conselheiro Michelini destacou que o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal especial da administração indireta de abrangência nacional de instância máxima na regulamentação do exercício profissional, que zela pela ética profissional das modalidades do Sistema, fiscaliza o exercício e as atividades dessas modalidades, atendendo à sociedade e o profissional, além de registrar tabelas de honorários elaboradas pelas entidades de profissionais, sem fins lucrativos.
Na oportunidade, o eng. agrimensor fez um convite aos acadêmicos a participarem do curso de Introdução a Engenharia de Avaliações e Perícias: “Capacitação Profissional”, Metodologias e Técnicas de Avaliações de Imóveis Rural, e Laudos Técnicos Periciais, que será realizado no dia 25 de junho no Hotel Rios no município de Rondonópolis.
A diretora-administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes explicou aos estudantes os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema.
“ A instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento, ou outros. Ao se associar à Mútua, o profissional tem à sua disposição onze benefícios reembolsáveis, ou seja, linhas de crédito, com taxas de juros especiais. Um para cada necessidade: Ajuda Mútua, Garante Saúde, Equipa Bem, Férias Mais, Apoio Flex, Construa Já, Família Maior, Educação, Veículos, Empreendedorismo e Agropecuário”, disse Suzan.
Fizeram parte da palestra as coordenadoras dos cursos de engenharia mecânica, elétrica, automação, computação e controle e automação da Unic, Laura Caroline Rodrigues Vieira, coordenadora dos cursos de Engenharia civil e de Produção Jéssica Monteiro, e os professores Vagner Haubricht Pinheiro e Rodolpho Schwingel. Já da UFR, participaram do encontro as professoras: Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Marcia Moreira Medeiros, diretora adjunta do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos