Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 27 de junho de 2022

MT apoia palestra: “Construções em Alvenaria Estrutural e Fachada Pré-moldada”

Com a ampla participação de profissionais e estudantes da Engenharia Civil e empresários ligados ao ramo, a palestra: “Construções em Alvenaria Estrutural e Fachada Pré-moldada” foi apoiada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT) e realizada nos dias 20 e 22 de junho pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento Mato Grosso (Abenc-MT). 
Ministrada pelo eng. civil Adeir Pinto da Silva, a palestra teve como foco o sistema construtivo Alvenaria Estrutural. “A alvenaria estrutural suporta o peso da edificação e cargas, podendo ser não armada e armada. A vedação dessa natureza não tem função estrutural, sendo dimensionada apenas para suportar seu próprio peso. A alvenaria estrutural é recomendada especialmente para edificações com paredes limitando vão médios em torno de 4,5 m ou um pouco mais em vão repetitivos”, detalhou o engenheiro.
Ao explanar o assunto, o palestrante colocou como exemplo bastante comum o uso da Alvenaria Estrutural em casas, sobrados, edifícios residenciais, comerciais, motéis, hotéis, hospitais, escolas, muros de arrimo, piscinas, reservatórios. Para grandes vãos, o uso requer uma análise mais especifica, pois engloba alternância de cargas e balanços. Em todos os casos sempre é recomendado a contratação de profissional especializado. Entre inúmeras vantagens do sistema estão: eliminação de formas (a madeira é cara e tem condicionantes ecológicos); economia no volume de concreto, economia no aço e muita racionalização e simplicidade na execução da obra. O projeto permite uma modulação dos blocos. Otimizando as medidas das paredes e trazendo velocidade de execução e diminuição do desperdício de material.
O engenheiro civil abordou ainda diversos assuntos ligados ao tema, entre eles o porquê de utilizar os projetos de alvenaria, bloco de vedação cerâmico, projeto estrutural em Alvenaria Estrutural, como conhecer o produto adequado, controle de qualidade, ensaios físicos normatizados, e outros.
Ele também apontou estudo comparativo de custo entre Sistema Convencional e Alvenaria Estrutural, mostrando que o sistema em Alvenaria Estrutural pode trazer até cerca de 35% de economia no custo final da obra, mas isso se for bem gerido por profissionais especializados que saibam tirar proveito das vantagens competitivas que o sistema oferece. Se for mal gerido, estas vantagens podem não aparecer, e o custo fica até mesmo similar ao sistema convencional.
O encontro foi de grande importância para quem é do ramo da Engenharia Civil, exemplo disso é o empresário da Construção Civil Afonso Aparecido Gabriel. Cursos como esse são ferramentas para agregar conhecimento, propondo aperfeiçoamento na atividade.
“Considero como um método construtivo, questão de grande valia, tanto para o meio ecológico e o que o setor de madeiras e resíduos sólidos estão vivendo, quanto para conhecimento. É um método construtivo que pouca gente conhece, apesar de se tratar de um método antigo de construção, e, por falta de conhecimento na maioria das vezes, as pessoas recusam, é onde é pouco aceito ainda”, disse o empresário.
Para a eng. civil Thamara dos Santos Cruz, o profissional da modalidade tem que buscar conhecimento continuo na área para enriquecer o portfólio, dessa forma oferecerá um currículo de qualidade ao mercado. “Devemos acompanhar a evolução da tecnologia das construções, desde o título até o acento dele, tudo vai evoluindo e otimizando os trabalhos de quem projeta e executa.
A presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento Mato Grosso (Abenc-MT), eng. civil Rejane Mara Castiglioni destacou o orgulho da entidade estar promovendo uma palestra dessa magnitude, e na oportunidade aproveitou para apresentar a Abenc-MT suas atribuições aos acadêmicos.
“A Abenc é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo o aperfeiçoamento técnico-científico e o desenvolvimento cultural dos Engenheiros Civis e de Transportes em todo o território mato-grossense. E a palestra: “Construções em Alvenaria Estrutural e Fachada Pré-moldada” vem ao encontro dos nossos associados. Nós lutamos em prol dos nossos profissionais e estamos sempre de prontidão na defesa dos direitos da nossa classe”, disse Rejane.
Já para o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (CECAS) e membro da Abenc-MT, eng. civil Darci Lovato, esse é mais um encontro de capacitação entre outros que a entidade de classe promove. “É importante para aprimorar os conhecimentos e trazer novas experiências. O palestrante tem muita experiência e prática e transmitiu conteúdos inovadores para os profissionais e futuros engenheiros presentes”, disse Darci. O encontro também contou a participação da conselheira, eng. civil Aledir Magalhães e outros membros da Abenc-MT.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos