Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 9 de junho de 2022

TCE-MT promove evento de interação com foco na eficiência da administração pública municipal

Mais de 140 agentes públicos, entre prefeitos, presidentes de câmaras, controladores e procuradores participaram do Interage TCE-MT 2022, realizado no auditório da Escola Superior de Contas de Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quarta-feira (8). Iniciativa do presidente José Carlos Novelli, o evento tem o intuito de reduzir a ocorrência de irregularidades e trazer mais eficiência à administração pública municipal.
"Esse evento de interação entre o TCE e os gestores públicos surge como mais uma ação em prol da qualificação da administração pública municipal, na qual prometi investir todos os esforços dessa gestão. Nosso objetivo é orientar mais para punir menos e é nesse sentido que estamos trabalhando, construindo uma agenda de desenvolvimento, estreitando a relação com nossos jurisdicionados, sempre com foco no fortalecimento da gestão, especialmente dos municípios", declarou o presidente.
Nesta oportunidade, o encontro foi direcionado aos gestores dos 22 municípios cujas contas de governo estão sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim. "Esta é mais uma demonstração do comprometimento do TCE com a gestão pública. O Tribunal tem consciência do seu dever de fiscalizar, que está na Constituição Federal. Mas, um Tribunal moderno, sabe que há um dever também de ajudar o gestor a executar políticas públicas. Isso tem que ser traduzido para a compreensão do cidadão", disse o conselheiro.Realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Interage se repetirá com todos os conselheiros e representantes dos municípios sob suas relatorias. "Tenho certeza de que nos próximos anos os servidores municipais estarão plenamente capacitados para fazer uma gestão com eficiência, qualidade e custos menores", disse o presidente da AMM, Neurilan Fraga.
Para o conselheiro Sérgio Ricardo, que no dia 29 de junho receberá os jurisdicionados com processos sob sua relatoria, a Corte de Contas chegará à sua excelência quando não reprovar nenhuma conta. "É sinal de que toda orientação foi assimilada. Os prefeitos também têm que ter essa preocupação, porque nem sempre entram preparados para administrar. Então eles precisam se assessorar bem."
Supervisor da Escola Superior de Contas, o conselheiro Waldir Teis, por sua vez, afirmou que esta é uma forma de levar o Tribunal para dentro do município. "A capacitação faz com que os responsáveis tomem mais cuidado e tenham conhecimento sobre as irregularidades que ocorrem nos municípios. Sabendo disso, eles voltam para casa com outro olhar sobre essas falhas, trabalhando para que não se repitam.
Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, um dos principais ganhos com a iniciativa é a aproximação entre as equipes técnicas das prefeituras com os técnicos do Tribunal. "Isso vai aprimorar o gasto com o dinheiro público, incentivando o investimento adequado, com planejamento, acompanhamento, monitoramento e, consequentemente, com boa execução e entrega para a sociedade."
No mesmo sentido se pronunciou o prefeito de Canabrava do Norte, Cleiton Araújo de Medeiros, que chamou a atenção para o impacto do evento para os municípios menores. “No interior, as capacitações técnicas são limitadas e os servidores ficam distantes da Capital. Quando o TCE se aproxima da equipe técnica, contribui para que a gente desenvolva políticas públicas mais eficientes."
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná, pontuou o avanço na atuação do Tribunal, que passa a ser mais orientativo que punitivo. "Muitos pensavam que havia uma distância grande entre os Poderes e não tem. Muito pelo contrário, o Tribunal de Contas está de portas abertas, está sempre pronto a orientar e quem ganha com isso é a população."
GPE
Na ocasião, houve ainda assinatura do termo de adesão ao Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE). A proposta, de longo prazo, conta com metas pré-estabelecidas voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas municipais, tais como saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.
Diante de ações como o Interage e o GPE, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, destacou a relação de parceria estabelecida com o TCE-MT. "O presidente do Tribunal está de parabéns porque agora a gente tem, de fato, uma interação com o Tribunal, que passa a ser um grande parceiro dos municípios fazendo com que a gente possa melhorar o atendimento lá na ponta", concluiu.
Na ocasião, representantes de oito unidades do TCE-MT, que possuem um canal direto com a administração pública municipal, também estiveram à disposição dos agentes públicos para compartilhar informações e apresentar produtos do órgão de controle externo que visam auxiliar na condução da gestão.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos