Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 6 de julho de 2022

54ªEXPOAGRO: Fórum das Cadeias da Produtivas: investimentos em logística e fomento ao turismo são essenciais para Cuiabá

Logística, turismo e geração de renda para ampliar ainda mais o desenvolvimento de Cuiabá foram alguns dos temas abordados nas palestras do segundo dia de Fórum das Cadeias Produtivas, da 54° Expoagro. Abrindo as palestras do segundo dia do Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, nesta terça (05.07), o coordenador comercial da Rumo, Vinícius Roder Corrêa, apresentou os avanços alcançados por meio do sistema ferroviário em Mato Grosso e os respectivos ganhos para o setor produtivo. 
O especialista compartilhou parte da trajetória da empresa, que atua no estado desde 2015. Apresentou os investimentos na malha ferroviária e trouxe a importância da Ferrovia Vicente Emílio Vuolo para o desenvolvimento econômico de Cuiabá.
Com mais de 700 quilômetros, o corredor logístico ligará os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde, passando por outros 13 municípios. A ferrovia é fundamental para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso. E a construção de um ramal até a Capital vai impactar positivamente a economia dos municípios da baixada cuiabana, gerando empregos e a prestação de vários tipos de serviços agregados ao modal.
O coordenador da Rumo explicou que um esforço conjunto entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Governo do Estado, Câmara dos Deputados e Senado Federal foi fundamental e que os investimentos para que ela saia do papel são todos privados. “É uma ferrovia estadual, mas é autorizada, ou seja, o risco (investimento) de construir é da Rumo. A chancela política, essencial para sua liberação, não isentou a empresa do seu compromisso de ser a financiadora das obras”, disse.
Turismo, empreendedorismo e fomento
A evolução do turismo em Mato Grosso e o investimento no circuito rural para aproximar o viajante da realidade do campo foi o foco do segundo momento do Fórum, nesta terça. A Prefeitura de Cuiabá convidou o Senac e o Sebrae e juntos apresentaram ações que visam estimular o turismo na Capital. Bem como preparar empreendedores para receber o turista, oferecendo experiências que imprimam os valores culturais da região e apresentem as belezas do estado.
O coordenador de relacionamento com o mercado do Senac, Beline Sales Junior, ressaltou que Mato Grosso têm muitas vantagens quando é comparado ao turismo em outros estados devido "a relação com as suas forças e belezas naturais". Porém, ainda é necessário investir em infraestrutura provendo um aeroporto internacional e mão de obra qualificada.
"O cenário do turismo hoje é globalizado e não pode ser visto apenas como o turismo de passeio, mas também o empresarial, em que os profissionais em viagem por suas respectivas empresas aproveitam para conhecer os principais pontos das cidades em que estão", repercutiu Beline.
Recuperação do turismo
Durante a pandemia, o turismo enfraqueceu sua atuação e um dos reflexos aparece um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acusa o fechamento de 12 mil restaurantes durante os picos da Covid-19.
Para atrair o viajante à Capital, foi criada em Cuiabá a Secretaria Municipal de Turismo, alicerçada em cinco eixos e 38 ações.
"Trabalhamos eixos que vão desde o planejamento, a gestão, as atrações, a capacitação e a competitividade. Tudo para gerar emprego e renda em Cuiabá, uma cidade diferenciada para o turismo", disse João Eduardo de Sá, coordenador técnico da pasta municipal.
Perfil do viajante
A porta-voz do Sebrae, Marisbeth Gonçalves, repercutiu uma pesquisa que descreve mudanças no perfil do viajante. Cerca de 84% acreditam ser importante entender sobre a cultura do local que estão visitando enquanto 73% querem experimentar de perto as tradições dos povos locais.
Marisbeth ressaltou que parte dos turistas também estão preocupados com a economia das cidades que visitam.
"O estudo mostra que 76% dos viajantes querem garantir que seus gastos serão devolvidos em benefícios a população", explicou a especialista do Sebrae.
Programa Agro da Gente
O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, apresentou o Programa Agro da Gente, que investe em iniciativas para fomentar o turismo, gerar emprego e renda na Capital e distritos da Baixada Cuiabana.
Os projetos Sine da Gente, Enem Digital, os cursos do Qualifica Cuiabá, o Cuiabanco e o IMEX - Programa de Importação e Exportação também foram apresentados por Vuolo.
Segundo o secretário, um dos desafios é criar atrativos para manter o jovem no campo e garantir que o setor produtivo continue se desenvolvendo no futuro.
"Nós trabalhamos para garantir que o filho do produtor fique no campo e essa aproximação com o setor por meio do programa permite que sejam conhecidas as necessidades e desenvolvidas políticas públicas para alcançar esse objetivo", expôs Vuolo.
Programação
O ciclo de discussões segue até quinta (7) e foi dividido nos seguintes temas: marketing rural, a logística e desenvolvimento da capital agro, a economia verde e a pecuária sustentável.
Acompanhe a programação das palestras:
DIA 06/07 – QUARTA-FEIRA
Tema: Economia Verde
16h Palestra 01: Energia, o ativo mais sensível para o desenvolvimento brasileiro: Perspectivas para a energia solar no Brasil. Palestrante: Anderson Lucas de Oliveira.
17h - Palestra 02: Instituto Ação Verde
18h - Palestra 03: Carbono Neutro MT. Palestrante Mauren Lazzaretti - Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
DIA 07/07 – QUINTA-FEIRA
Tema: Pecuária Sustentável de Mato Grosso
16h Palestra 01: Do pasto ao prato de uma carne sustentável – Palestrante: Marco Túlio – produtor rural/Grupo Celeiro Carnes Especiais.
17h Palestra 02: Reprodutor Nelore Pantaneiro – Palestrantes: Mario Roberto Candia de Figueiredo – Produtor Rural. Izabele Antunes Figueiredo Administradora Rural. Roberto Rocha Paixão – Médico Veterinário. Vicente Falcão – Assessor Ambiental.
18h Palestra 03: Programa Bezerro Sustentável e Programa Fazenda Sustentável – Palestrante: Amado Oliveira, economista e consultor da Acrimat.
Assessoria/Caminho Político
Foto: Júlio Rocha/AgroNews
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos