Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 7 de julho de 2022

FÓRUM DAS CADEIAS PRODUTIVAS: Economia verde: como gerar negócios a partir de iniciativas sustentáveis é abordado em Fórum

Energia solar e plataforma para pagamento por serviços ambientais foram apresentados no terceiro dia do Fórum das Cadeias Produtivas, na 54ª Expoagro. A economia verde foi o tema central do terceiro dia do Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, nesta quarta (06.07). O empresário Leandro Dias Martins representou a empresa EcoPower e compartilhou as inovações ligadas a energia solar. Já o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, trouxe as ações realizadas pela entidade, cuja missão é fundamentada no equilíbrio socioambiental.
Embora tenha ganhado mais visibilidade nos últimos anos, a energia solar corresponde a apenas 2,1% do mercado energético no País. Mato Grosso está em 4° lugar no ranking de geração de energia solar no país. Cuiabá é o município com o maior consumo de energia solar do Brasil, conforme dados divulgados pelo representante da EcoPower.
Leandro Dias explicou como os equipamentos funcionam. “Eles geram a energia, a armazenam e abastecem a rede conforme a demanda”. Segundo ele, o investimento na tecnologia é seguro pois o tempo de durabilidade é de cerca de 25 anos.
Para ampliar a utilização da energia solar, Leandro destaca que além do fomento à políticas públicas que viabilizem a compra, é importante também levar informação aos consumidores.
Ação Verde
A segunda palestra do dia trouxe o tema do pagamento por serviços ambientais como destaque. Com os olhos no futuro, o Instituto Ação Verde estruturou a primeira plataforma de ativos ambientais da América Latina, que tem como objetivo promover a economia verde.
Um grupo destacado como usuários em potencial da ferramenta de negócios são os agropecuaristas que, obedecendo a lei, preservam parte das áreas de suas propriedades e geram de forma espontânea créditos ambientais.
"Nosso objetivo com a plataforma é permitir que os agropecuaristas recebam pela preservação ambiental. Estamos aperfeiçoando a plataforma para que as propriedades sejam mapeadas e seus respectivos donos obtenham os créditos, a chamada moeda verde", disse o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite.
O diretor também apresentou as ações realizadas pelo Instituto, que atua em Mato Grosso há 15 anos nas cidades de Cuiabá, Sinop, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. A meta da entidade é marcar presença nos 141 municípios do estado.
Entre as ações do grupo estão a realização de oficinas educativas e outras iniciativas comprometidas com a sustentabilidade. O Ação Verde já plantou 144 mil mudas e arborizou 47 escolas de Cuiabá.
Programação
O ciclo de discussões segue até quinta (7) e foi dividido nos seguintes temas: marketing rural, a logística e desenvolvimento da capital agro, a economia verde e a pecuária sustentável.
DIA 07/07 – QUINTA-FEIRA
Tema: Pecuária Sustentável de Mato Grosso
16h Palestra 01: Do pasto ao prato de uma carne sustentável – Palestrante: Marco Túlio – produtor rural/Grupo Celeiro Carnes Especiais.
17h Palestra 02: Reprodutor Nelore Pantaneiro – Palestrantes: Mario Roberto Candia de Figueiredo – Produtor Rural. Izabele Antunes Figueiredo Administradora Rural. Roberto Rocha Paixão – Médico Veterinário. Vicente Falcão – Assessor Ambiental.
17h30 Palestra 03: Programa Carbono Neutro – Palestrante: Mauren Lazzaretti, secretária de Estado de Meio Ambiente.
18h Palestra 04: Programa Bezerro Sustentável e Programa Fazenda Sustentável – Palestrante: Amado Oliveira, economista e consultor da Acrimat.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos