Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

ELEIÇÕES 2022: Com 10 Leis em vigor voltadas para a mulher, Janaina espera que o voto feminino faça a diferença na recondução dela à Assembleia

Das 46 leis de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que estão em vigor atualmente em Mato Grosso, 10 (21,74%), são voltadas para a defesa dos direitos e proteção das mulheres. Segundo a parlamentar, como única deputada eleita na Assembleia Legislativa há dois mandatos, a defesa das pautas e o empoderamento feminino, se tornaram naturalmente uma bandeira de atuação. Agora, Janaina quer repetir o feito de deputada mais votada e espera contar com apoio e voto das mulheres mato-grossenses para isso.  
“Em Mato Grosso, nós mulheres somos 51% do eleitorado, porém há dois mandatos sou a única deputada estadual eleita, e isso precisa mudar. Mulheres precisam começar a votar em mulheres e acreditar que somos capazes. Eu com certeza vejo no voto feminino, por conta do meu trabalho prestado e das pautas que tenho defendido, a minha recondução à Assembleia como uma das deputadas mais votadas pois tenho trabalhado para isso, a minha expectativa é que as mulheres mato-grossenses tenham essa percepção sobre a importância da representatividade feminina”, explica a parlamentar.
Segundo Janaina, a experiência como parlamentar e os mais de 40 projetos de lei já apresentados voltados para temática de defesa da mulher, comprovam que é a mulher quem entende a demanda de outras mulheres, daí a importância de votar em mulheres que tem serviço prestado.
“O que temos aprendido ao longo desses anos é que mulher é quem entende a demanda de outras mulheres e pode legislar com propriedade sobre essas temáticas. Como é o caso da minha lei sobre a distribuição gratuita de absorventes e a do direito a mulher ter um acompanhante em consultas e exames, bem como a que institui o programa de mamografia móvel em Mato Grosso. São pautas femininas que dificilmente um homem teria sensibilidade para legislar sobre porque não faz parte da rotina deles”, diz.
A deputada estadual Janaina Riva foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa em mais de 150 anos de história do Parlamento e também foi a primeira mulher a ser eleita como a deputada mais votada.
Confira algumas das leis em vigor voltadas para as mulheres:
Lei Ordinária - 11852/2022 – Garante a toda mulher o direito a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde.
Lei Ordinária - 11707/2022 – Dá às mulheres vítimas de atos de Violência, preconceito ou desrespeito, o direito a retirar de sites de notícias, bem como de qualquer veículo de comunicação, matérias e fotos e vídeos que a exponham em até 24 horas.
Lei Ordinária - 11615/2021 – Garante acesso gratuito às meninas de baixa renda que estejam matriculadas nas escolas públicas estaduais aos de Absorventes Higiênicos.
Lei Ordinária - 11413/2021 - Institui o Programa de Exame de Mamografia Móvel no âmbito do Estado de Mato Grosso - Programa MAMÓVEL.
Lei Ordinária - 10971/2019 - Institui o Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres para incentivo da contratação de mais mulheres na administração pública.
Lei Ordinária - 10784/2018 - Institui a Política Estadual de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mercado de Trabalho.
Lei Ordinária - 10760/2018 - Institui a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres na rede pública estadual.
Lei Ordinária - 10745/2018 - Garante prioridade à mulher chefe de família, à mulher idosa e à mulher com deficiência nos programas habitacionais populares.
Lei Ordinária - 10506/2017 - Torna obrigatório o atendimento hospitalar diferenciado multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos