Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Ibape-MT realiza curso de Metodologias e Técnicas de Avaliações e Perícia de Imóveis Rurais e Urbanos em Rondonópolis

Com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), o Instituto Brasileiro de Avaliações de Perícia de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT) realizou no dia 30 de julho, em Rondonópolis, o curso: Metodologias e Técnicas de Avaliações de Imóveis Rurais e Urbanos e Laudos Técnicos Periciais. O encontro tinha como objetivo proporcionar a capacitação de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, na intenção de inseri-los na área de atuação de avaliação e perícias. As palestras foram conduzidas pelo eng. civil Air Praeiro, eng. florestal Lucas Alencar e o eng. agrimensor Carlos Michelini.
“O curso apresentou também a necessidade das parcerias entre as diversas modalidades dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e das parcerias com advogados e corretores de imóveis, na busca de melhores desenvolvimentos dos trabalhos tecnológicos nas questões judiciais, extrajudiciais, garantias financeiras dos agronegócios e imobiliários”, destacou Michelini.
Durante a capacitação, o eng. civil Air Praeiro debateu os principais conceitos relacionados à usucapião – modo de aquisição de propriedade móvel ou imóvel que se dá pela posse prolongada e ininterrupta, desde que cumpridos os requisitos exigidos pela lei.
“Falamos sobre a usucapião extraordinária e ordinária, familiar, administrativa e especial, que é prevista no estatuto da cidade. Discutimos ainda os impeditivos técnicos, que são situações em que pode ocorrer a usucapião. Nós demos um aspecto bastante abrangente e claro. Associamos a parte teórica à capilaridade prática, de tal forma que eles pudessem compreender a linguagem jurídica em um processo para o exercício técnico cartesiano de perícia”, enfatizou Praeiro.
Ainda, na oportunidade, o eng. florestal Lucas Alencar discorreu sobre plataformas e ferramentas fundiárias e ambientais que auxiliam os profissionais da área na coleta de informações para elaboração de laudos periciais, relatórios técnicos de constatações ambientais e avaliação de imóveis rurais.
“Aos alunos também foram apresentadas as licenças ambientais emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e suas funções. Além disso, foi demonstrado todo o contexto histórico do Cadastro Ambiental Rural (CAR) desde a criação do MT LEGAL. Ainda foram vistas as regulamentações de drones no Brasil, bem como sua aplicação no Licenciamento Ambiental”, explicou Alencar.
Participaram da capacitação, com certificação de 10h/aulas, profissionais, alunos e professores das diversas modalidades da Engenharia e também da Agronomia; bem como os profissionais do sistema Imobiliário, Contábil e da Advocacia. “Foi um evento ótimo, que possibilitou a capacitação dos profissionais presentes para atuarem na área de avaliação de perícias”, finalizou Michelini.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos