Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 27 de agosto de 2022

Lei do Passe Livre Cultural é destaque em audiência pública nacional sobre direitos da pessoa com deficiência

A Capital foi representada pela Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência e pelo Procon Cuiabá. Os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá voltados às pessoas com deficiência tiveram destaque no debate nacional sobre o direito deste público nas relações de consumo, políticas públicas e garantias constitucionais. A capital foi representada no evento, que ocorreu de forma virtual na terça-feira (23) e quinta-feira (25), pela Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência e pelo Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá).
Na audiência pública, foi apresentada, por exemplo, a Lei Municipal 6.605/2020, que rege sobre o Passe Livre Cultural às pessoas com deficiência, garantindo entrada gratuita em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados de Cuiabá. A legislação beneficia todo cidadão com algum tipo de deficiência, seja ela visual, intelectual, física, mobilidade reduzida, autismo, ou outras que necessitam de companhia para auxílio no acesso.
O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, explicou que a lei também assegura a gratuidade ao acompanhante da pessoa com deficiência. “A gestão Emanuel Pinheiro saiu na frente com a elaboração dessa lei. Uma iniciativa de grande valia às pessoas com deficiência que enfrentam dificuldades todos os dias, desde que saem de casa até o destino final. É uma legislação moderna e que veio para ficar. Cuiabá pioneira e que está servindo de modelo para outros estados”, disse.
Os dois dias de debates foram organizados pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP). “Esses debates sobre as questões de acessibilidade do consumidor com deficiência são de suma importância, uma vez que temos a oportunidade de conhecer a realidade desse público e estabelecer estratégias eficazes no atendimento. Foram dois dias de muito aprendizado”, acrescentou Genilto.
Ainda de acordo com Genilto, com mais esse aprendizado, o Procon Cuiabá e a Secretaria-adjunta da Pessoa com Deficiência terão ainda mais condições de promover avanços nas estratégias efetivas para atendimento das demandas dessa população. “Vamos trabalhar juntos para criar normas e atender a sociedade como um todo. A gestão Emanuel Pinheiro, pautada na humanização dos serviços, atua para ofertar mais dignidade e qualidade de vida à população cuiabana”, destacou.
O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, o Rubinho da Guia, aplaudiu a iniciativa do Ministério da Justiça em fomentar debates com assuntos tão importantes e que não são de interesse exclusivo da pessoa com algum tipo de deficiência. “Tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos de vários estados e que irão contribuir ainda mais para a efetividade das ações já desenvolvidas no município pela Prefeitura de Cuiabá”, pontuou Rubinho da Guia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos