Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

WELLINGTON COMEMORA IMPLANTAÇÃO DO 5G EM MATO GROSSO: “SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO”

O senador Wellington Fagundes comemorou a liberação, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do sinal de 5G em Cuiabá, Mato Grosso. Durante reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, nesta quarta-feira, 21, Wellington disse estar com a “sensação de dever cumprido” e destacou o trabalho feito junto ao Governo Federal no sentido de priorizar o Estado para a implantação do “sinal do futuro”. Fagundes também cumprimentou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB) por agilizar a aprovação de projeto de lei que atualiza a Lei De Ocupação do Solo e permite licença para a instalação das antenas 5G na capital. A medida permitirá que o sinal seja ampliado para além dos 88 bairros já alcançados.
Segundo o senador, a iniciativa da liberação do espectro representa uma verdadeira “virada de chave” para Mato Grosso, por conta da vocação produtiva do Estado no âmbito rural e as potencialidades urbanas do comércio, indústria e serviços.
“Lembro que em maio do ano passado fui ao Ministério das Comunicações junto à deputada Janaína Riva e o ex-presidente da Assembleia do Estado, deputado Max Russi, pedir a inclusão de Mato Grosso na primeira leva de implantação do 5G, e lembro ainda que o ministro ficou entusiasmado, garantindo que nossas escolas rurais e as comunidades mais longínquas passarão a ter internet de qualidade”, rememorou o senador, emocionado.
O parlamentar lembrou, também, de quando acompanhou a ex-ministra Tereza Cristina (Agricultura) na instalação da primeira antena rural de tecnologia 5G do país – implementada na Fazenda Modelo do Instituto Mato-Grossense de Algodão.
“Se pensarmos na agricultura, a nova tecnologia possibilitará também a transmissão em tempo real de imagens, em alta definição, de plantações, visando o acompanhamento a distância de uma equipe técnica. Isso reduz custos e aumenta a produção”, destacou.
Wellington, que é veterinário de formação, conta que as informações precisas sobre o comportamento e a saúde de animais também poderão ser obtidas de forma bem mais detalhada, assim como nas condições climáticas. “Isso é fundamental para um Estado com 3 biomas, como é o caso de Mato Grosso”, acrescentou Fagundes, que foi presidente da Subcomissão do Pantanal no Senado e autor do projeto que deu origem ao Estatuto do Pantanal.
RÁDIOS COMUNITÁRIAS – A sessão da CCT também teve leitura e votação de relatórios que aprovam atos de outorga de autorizações a rádios comunitárias. Wellington relatou projetos de decreto que concederam licenças a emissoras de Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Castanheira e Pontal do Araguaia – além de cidades no Piauí, Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Norte.
“Muitas vezes, a Rádio Comunitária é a única fonte de informação em milhares de lares, e possui uma verdadeira função social, ao divulgar conteúdos informativos relevantes e propagar a cultura”, disse Wellington, ao citar com carinho as emissoras contempladas e parabenizar os prefeitos e demais autoridades públicas dos municípios beneficiados.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário