Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 27 de novembro de 2022

Conselho Municipal realiza a 6ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente são marcos na consolidação da participação definida na Constituição Federal por estabelecerem uma série de mecanismos de inclusão da população na elaboração, deliberação e controle das políticas públicas. O Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Várzea Grande (CMDCV-VG) realizou, nesta sexta-feira (25), no Anexo II da Secretaria Municipal de Educação, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que neste ano discute o tema “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de Covid-19 - violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A queda na renda das famílias com crianças e adolescentes, a restrição do acesso a atividades escolares e à alimentação adequada são alguns dos efeitos socioeconômicos da crise sanitária. A pandemia aprofundou as desigualdades com maiores efeitos na vida de mulheres, negras e negros, afrodescendentes, povos indígenas e comunidades marginalizadas.
As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente são um importante marco na consolidação da participação definida na Constituição Federal por estabelecerem uma série de mecanismos de inclusão da população na elaboração, deliberação e controle das políticas públicas.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Diane Maria de Almeida Mendes, explica que o tema escolhido neste ano busca refletir e avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescente. “Vamos discutir essas questões e os impactos que as famílias residentes em nosso município tiveram em função da pandemia. A conferência também será um momento de avaliarmos o avanço de políticas públicas que contemplam esse público em especial”.
A presidente disse que o Município vem realizando diversos serviços e ações voltadas para esse público, ampliando e fortalecendo a Rede de Proteção, porém é necessário discutir políticas públicas que possam aumentar ainda mais essa rede de proteção. “É por isso que estamos aqui reunidos, para debater as questões que envolvem essa temática e também para ouvir as sugestões dos participantes dessa conferência”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, explica que em novembro de 2023 acontece a etapa nacional da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA), precedida por um processo amplo de diálogo sobre avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas esferas municipal, estadual e distrital, no contexto pandêmico e pós pandemia.
“Estaremos enfocando cinco eixos temáticos envolvendo a questão relacionada a pandemia e pós pandemia, além das dificuldades vivenciadas pela rede de promoção, proteção e defesa dos direitos para o enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes”.
Como explica a gestora o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama, a promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat já adotaram providências para incrementar a política social de Várzea Grande com foco em reduzir o número de pessoas que sobrevivem abaixo da linha da pobreza, principalmente gerando emprego e renda, com isso a condição de vida das crianças e adolescentes tem sofrido impacto de melhoria.
Além disso, a secretaria de Assistência Social tem atuado fortemente em ações e projetos voltados à proteção da família como todo, seja nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos atendimentos nos Centros de Referência em Assistência Social e no programa Caderno 2 que atende jovens do município que participam de várias oficinas, dentre eles de música e arte e que tem mudado a vida de muitos jovens.
Paola Castro de Oliveira é um desses exemplos. Ela participa da oficina de música, disse que o programa social mudou completamente a sua vida. “Eu já gostava de cantar, mas era tímida e não me via apresentar em público até que comecei a participar do projeto. Hoje além de cantar eu também participo de outras atividades no caderno 2, estou feliz em poder fazer o que gosto, além de fazer novos amigos”, comentou.
A defensora pública Tânia Matos, destacou a importância em se debater as questões que envolvem a criança e adolescentes, principalmente porque são púbicos vulneráveis que muitas vezes desconhecem os seus direitos, e as redes de proteção. “Por isso é importante a realização dessa conferência na discussão, criação e fortalecimento de redes de proteção e de políticas públicas voltadas para essa faixa etária``.
Já a delegada Mariel Antonini, da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, disse que a pandemia da Covid 19, com certeza, contribuiu para o aumento da violência contra a criança e adolescente, porém esses números não foram computados, e muito disso se deve pelo período em que as crianças deixaram de ir para escola.
PALESTRANTE: Dr. José Rodrigues Rocha Júnior é advogado, pós-graduado em Direito Constitucional, Tributário e Administrativo foi o palestrante da Conferência e destacou vários temas ligados ao período da pandemia, e suas consequências não só no estado de Mato Grosso como no mundo todo.
José Rodrigues é escritor e atuou em diversas funções, atuou como Secretário Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, Ex. Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Cuiabá-MT, Ex-Presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social do Brasil, e atualmente Diretor Regulador de Ouvidoria da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso – AGER/MT).
Assessoria Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário