Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 27 de novembro de 2022

HOSPEDAGEM: Deputado foi autor da lei que credenciou associação filantrópica a receber verbas públicas e outros benefícios legais

Agora de utilidade pública, a Casa de Apoio Vinde - Hospedaria Rotativa aumentou sua capacidade de atendimento, a partir da atuação do deputado estadual Max Russi (PSB). A nova sede, em Cuiabá, foi inaugurada neste sábado (26) e também contou com a presença do desembargador Marco Machado e da prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB). Com sete anos de funcionamento, o projeto que antes atendia apenas 18 pessoas diariamente, agora conta com 36 vagas disponibilizadas de forma gratuita. 
O coordenador da associação filantrópica, Vicente Lenilson Araujo da Silva, atribui o crescimento da entidade aos efeitos da lei nº 10.775, de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, que declara de utilidade pública a hospedaria, dando base legal para a formalização de convênios e recebimento de recursos de organismos estaduais da administração pública.
Ele explica que o trabalho da casa de apoio é uma importante ferramenta social, disponibilizando hospedagem a acompanhantes de pacientes que vêm do interior do Estado para tratamento de saúde ou exames rotineiros de baixa complexidade, e não possuem condições de subsidiar as despesas em hotéis tradicionais.
“O deputado Max foi de suma importância para a nossa casa de apoio. Nós só tínhamos a regularização normal, que é o cnpj, toda a parte burocrática básica. E o Max nos deu a utilidade pública, isso abriu uma porta muito grande e assim conseguimos recursos que não tinham como chegar. E ele nos abriu essa porta, fora outras bases que ele tem nos ajudado muito. Ele é uma pessoa que nos ajuda muito com todo o seu apoio social. Não só nós, mas outras entidades também”, ressaltou.
Para o deputado Max Russi, hoje foi um dia de felicidade e realização. “ Hoje é um dia bastante feliz e me sinto grato em poder contribuir e fazer parte dessa nova história da casa da apoio, que presta um serviço social de forma voluntária a pessoas que precisam desse suporte, sendo assim, merece receber benefícios em termos de impostos e outras benfeitorias objetivando o fortalecimento desse serviço”, avalia.
ATENDIMENTO- De acordo com Vicente Araujo, toda a triagem de pessoas atendidas é feita através de um contato com outras casas de apoio, espalhadas pelo Estado, com a participação ativa de assistentes sociais e regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Somos registrados na associação das casas de apoio de Cuiabá e de todos municípios. Todos os assistentes sociais do interior do Estado tem que entrar em contato conosco, preenche-se uma ficha de quem vai tratar e de quem vai acompanhar, tudo regulado pelo SUS. Eles ficam o tempo necessário e não tem custo nenhum. Tudo gratuito”, explicou.
A Casa de Apoio Vinde conta com doações e a hospedagem de pacientes em tratamentos de média e alta complexidade não é possível, uma vez que a estrutura não possui enfermeiros e médicos colaboradores.
São fornecidos esporadicamente almoço e jantar por meio de ações realizadas pela associação, além da promoção de assistência social às minorias, desenvolvimento econômico e combate à pobreza, ética, paz, direitos humanos e democracia, bem como outros valores universais.
O atendimento de alimentação, descanso e pernoite é voltado a todos os públicos, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, deficientes e acompanhantes. O objetivo é priorizar pessoas em situação de maior vulnerabilidade de saúde e social.
Assessoria Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário