Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

RECONHECIMENTO: Projeto Diva e as Calins de MT recebe prêmio Rodrigo Mello Franco

O projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, que reconheceu e homenageou a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense, foi uma das cinco iniciativas premiadas na categoria 2 – pessoas jurídicas, da 35ª edição do prêmio Rodrigo Mello Franco (2022). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União, em 05 de dezembro, condecorando 10 ações - cinco na categoria de pessoas físicas e cinco de pessoas jurídicas - de todo o país. 
Produzido pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), “Diva e as Calins de MT: Ontem, Hoje e Amanhã” foi uma das 70 iniciativas selecionadas no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc, do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
O prêmio Rodrigo Mello Franco é promovido desde 1987, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), valorizando iniciativas com foco na promoção do patrimônio cultural brasileiro que mereçam reconhecimento público, devido à sua relevância social, caráter exemplar e que abranjam excelência na salvaguarda de práticas e domínios da vida social representativas.
O processo de seleção dos projetos premiados foi dividido em duas etapas: a primeira regional, quando foram selecionadas cinco iniciativas de cada região brasileira, que concorreram à etapa nacional.
Pela região Centro-Oeste, além do projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso”, outras duas iniciativas mato-grossenses da categoria pessoa jurídica também foram selecionadas para a etapa nacional - “No Ritmo da Viola de Cocho: entre a Chapada e a Serra do Amolar, nas Águas do Pantanal” e “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”.
Entre os critérios de seleção para a premiação estavam contribuição ao patrimônio cultural brasileiro e sua sustentabilidade socioeconômica, abordagem transversal, pertinência, impacto da ação na sociedade, histórico, adequação, profundidade, diversidade de atores envolvidos e ineditismo.
Saberes das mulheres ciganas de MT
Com o reconhecimento do IPHAN, de certa maneira, a mestra Diva passa a ser reconhecida como uma mestra da cultura brasileira e não apenas mato-grossense. Para a coordenadora geral do projeto e presidente da AEEC-MT, Fernanda Alves Caiado, esta é uma vitória que valoriza não apenas o saber da mestra Diva, como os saberes de todas as mulheres ciganas mato-grossenses e brasileiras.
A presidente da AEEC-MT pondera que, pelo ineditismo do prêmio voltado aos povos ciganos, esta é uma mostra importantíssima em que o Estado brasileiro reconhece que os povos ciganos contribuíram não apenas para as artes e o patrimônio cultural e imaterial, como para a história nacional e a sustentabilidade socioeconômica da nação, quebrando estereótipos e preconceitos seculares.
“Estou muito emocionada, muito feliz. Significa que a gente está colhendo frutos do nosso plantio e que esse reconhecimento venha, permaneça e fique enraizado nos corações das mulheres que participaram do projeto, no coração de todos que acompanharam e no imaginário e coração dos mato-grossenses e dos brasileiros. O sentimento é de muita gratidão, a Deus, a todo mundo que, de forma direta ou indiretamente, contribuiu”, conclui Fernanda.
O projeto
Executado entre 2021 e 2022, o projeto se desdobrou em três produtos transmidiáticos, que giraram em torno dos saberes da mestra da medicina tradicional e das mulheres que pertencem ao tronco étnico Calon, autodenominado “Calins” - “I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso”, “Exposição Multimídia Calin” e minissérie “Diva e as Calins de Mato Grosso”.
A Exposição Multimidia Calin pode ser acessada no link: www.galeriacalin.com. O trabalho visa mostrar a diversidade das mulheres ciganas, que vivem nas cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra e Cuiabá, enriquecendo também a diversidade cultural mato-grossense.
O I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso ocorreu entre os dias 22, 23 e 24 de abril de 2021, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), cidade que reúne a maior comunidade cigana de MT - em torno de 150 pessoas. O encontro reuniu outras 15 mulheres ciganas e contou com duas programações.
Já a minissérie Diva e as Calins de Mato Grosso é um trabalho etnodocumental, composto por cinco episódios de aproximadamente cinco minutos cada, que retrata os saberes e as tradições das mulheres ciganas mato-grossenses.
Com informações da Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos