Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

RETROSPECTIVA: Instituto INCA saúda 2022 com 18 projetos transformadores

Tudo isso foi possível pela confiança e o empenho de profissionais e parceiros que trouxeram recursos Federais, Estaduais e Municipais, por meio de emendas parlamentares. O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, encerra o ano de 2022 com incríveis projetos que se tornaram mais do que case de sucesso: trouxe transformação e mudança na vida de muita gente! O INCA ajudou a despertar o empoderamento e empreendedorismo a centenas de pessoas, trazendo oportunidade de emprego, renda e elevação da autoestima, levou informação e conhecimento e possibilitou a revelação de inúmeros atletas!
E tudo isso foi possível pela confiança e o empenho de profissionais dedicados e parceiros que trouxeram recursos Federais, Estaduais e Municipais, principalmente por meio de emendas impositivas de deputados comprometidos e que tiveram a sensibilidade em promover a organização popular, planejamento participativo, Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social e Educação, com ações e atividades de caráter Cultural, Artístico, Ambiental, Turístico, Social, Científico e Esportivo, destinadas a fins de interesse coletivo.
Ou seja, 2022 foi o ano em que o Instituto INCA conquistou todas as premissas da linha de trabalho que atua e desenvolve, visando trazer soluções de problemas sociais e sustentabilidade de diversas comunidades, bairros, cidades e do Estado de Mato Grosso.
Dentre os parlamentares, podemos citar o deputado federal Dr. Leonardo, que trouxe empoderamento, empreendedorismo e renda a mais de 1.200 mulheres de Mato Grosso, com o projeto social “Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher”, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além do projeto social “Kung Fu Wushu”, que iniciou com recursos do Ministério da Cidadania, e continuou com os deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avalone, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O Kung Fu revelou dezenas de atletas que participaram e trouxeram medalhas de campeonatos estaduais, brasileiro e internacionais.
Wilson Santos também apostou com emendas parlamentares nos projetos de “Retomada do Turismo de Eventos da Região Metropolitana Cuiabá e Várzea Grande Pós-Covid’, e Retomada do “Antigo Roteiro do Caminho de Santana”, desenvolvidos em rede com a Astur - Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá e Várzea Grande, sendo o primeiro por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e o segundo pela Secel-MT;
A maioria dos projetos desenvolvidos pelo INCA contou com o patrocínio da Secel-MT, com a ajuda de Wilson Santos, como o “Ponto de Cultura Inca”, idealizado pelo INCA; o “Despertar Para o Autismo”, a “14ª Festa do Laço Comprido”, em rede com a Estância Nova Querência e Neco da Bandeirantes, o “Cidadania e Ação – Chácara dos Pinheiros”; a “30ª Festa do Peão Pantaneiro na Agrovila das Palmeiras”, em rede com a Equipe de Rodeios Manoel Teixeira, que contou também com emendas impositivas dos deputados estaduais Professor Allan Kardec e João Batista; e o “Quintal da Domingas”, em rede com o Ponto de Cultura Quintal da Domingas e da Associação Cultural Flor Ribeirinha, também com emendas dos deputados Allan Kardec e João Batista.

O deputado estadual Ulysses Moraes foi outro grande apoiador que ajudou a promover o projeto social e educativo “Gênesis Rap nas Escolas”, idealizado por Jorjão Oliveira, patrocinado pela Secel-MT, em que atingiu mais de 10 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino de Cuiabá.
Ulysses contribuiu também para a realização do projeto “Unidos Pelo Esporte”, idealizado como ferramenta de inclusão social, interação e socialização das crianças, jovens e adolescentes, como incentivo para perspectiva de vida melhor e formação de caráter do indivíduo a ser um cidadão atuante e participativo na sociedade, em rede com o Instituto Semente Brasil, patrocinado pela Secel-MT; E apostou no projeto “Dakota”, um curso gratuito de formação de pequenos investidores: Educação Financeira e Introdução ao Mercado Financeiro, também via Secel-MT.
Outra deputada que ajudou a plantar arte, com a confecção de bonecas em telhas, motivação, empreendedorismo, conhecimento, troca de experiências e empoderamento às reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, foi a Janaína Riva, com o projeto social “Telharte - Transformando vidas”, desenvolvido pela artesã Edilainde Domingas.
O deputado estadual Eduardo Botelho vislumbrou o projeto social “Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá”, com emenda impositiva via Secel-MT, onde proporcionou, no município de Jangada (a 75 km de Cuiabá), a expressão da culinária, da dança, música e do artesanato, com cursos gratuitos, palestra e entrega de certificados, em uma troca de saberes entre professores e alunos da rede pública de ensino!
Outro projeto de destaque foi o “Pedal Além da Visão”, via Secel-MT, com emenda do deputado estadual Lúdio Cabral, que proporcionou bikes duplas e equipamentos apropriados a prática do ciclismo a pessoas com deficiência visual, levando bem estar, saúde e lazer.
Ainda na área do esporte, o deputado estadual Nininho contribuiu para a realização do projeto “Kit Esportivo nas Comunidades de Mato Grosso”, que atendeu 18 municípios de Mato Grosso, com a aquisição de 396 Kits coletivos esportivos para serem utilizados na prática do futebol de salão, futebol de campo e voleibol, em escolas municipais ou associações que desenvolvem essas atividades. Beneficiou mais de 5.600 pessoas, sendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, principalmente das camadas mais pobres da população, classificados em situação vulnerabilidade social.
E, em contrapartida ao Auxílio Emergencial para OS (Organização Social), recebido durante a Pandemia, por meio da Lei Aldir Blanc, patrocinado pelo Governo Federal, por meio da prefeitura municipal de Cuiabá via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o Instituto INCA desenvolveu oficinas gratuitas aos grupos da cultura popular cuiabana. Em especial do Siriri: Flor Serrana, Flor do Campo, Voa Tuiuiú, Coração Tradição Franciscano, Raízes Cuiabana, Flor Ribeirinha e Siriri Elétrico, com a instrução da produtora cultural Fernanda Gandes, que orientou sobre a produção de projetos culturais.
“Esta ainda não é a prestação de contas do Instituto INCA. Estamos apenas saudando o ano de 2022. Em janeiro de 2023 retornaremos na execução de 11 projetos já conveniados, ainda de 2022, com o Governo Federal e Estadual. Em nome de nossa equipe agradecemos pela confiança depositada em nosso trabalho, seguimos gerando emprego e renda no mercado e no segmento do terceiro setor”, destaca Cybeli Bussiki, presidente do Instituto INCA.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagran:@caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos