“O Centro de Esterilização de Material não funciona; as seis salas do Centro Cirúrgico estão paradas; vários aparelhos e equipamentos médicos estão ‘jogados às traças’, sem manutenção e as cirurgias eletivas que começaram a ser realizadas no hospital ano passado, também estão paradas”. Após inúmeras denúncias e reclamações em relação ao mau funcionamento do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, que é um hospital terciário de média e alta complexidade, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) resolveu realizar uma visita no local para conversar com usuários do serviço e funcionários, nesta terça-feira (24). “Saímos de lá decepcionados. Vocês que acompanham o meu trabalho, sabem que não é de hoje que venho visitando as unidades primárias de saúde que são os Postos de Saúde e as secundárias que são as Policlínicas e UPA´s - para averiguar de perto o nível de atendimento médico que a população cuiabana vem recebendo” lembrou ao informar que o antigo Pronto- Socorro está sucateado, insalubre e que muitos setores não funcionam, entre eles, o Centro de Esterilização de Material (CME); o Centro Cirúrgico está com as seis salas existentes paradas e vários aparelhos e equipamentos médicos estão ‘jogados às traças’, sem manutenção.
Outro problema, segundo Luiz Fernando, são as cirurgias eletivas que começaram a ser realizadas no hospital, ano passado e hoje estão paradas. “É triste ver o antigo Pronto-Socorro sendo subutilizado. Um hospital que tem no papel mais de 250 leitos, porém, entretanto, todavia apenas 80 estão disponíveis para a população. Essa é a qualidade da gestão oferecida pela prefeitura de Cuiabá, que de humanizada não tem nada”, observou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá que é médico há mais de 20 anos e devido a sua atuação parlamentar na saúde, vem sendo conhecido como o vereador da saúde.
Pelo menos seis UPAs e policlínicas foram visitadas por Dr. Luiz Fernando, somente neste primeiro mês de janeiro de 2023. Ele já esteve nas Policlínicas dos bairros Pedra 90 e Coxipó, Unidade de Pronto Atendimento da região Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos, Policlínica do Planalto e também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) dos Bairros Morada do Ouro e do Verdão. Num breve relato sobre as visitas, o vereador disse além das dificuldades que já são de conhecimento do poder público e de toda sociedade, a situação está se agravando a cada dia que passa.
Na última sexta-feira (20) o parlamentar foi ao Palácio Paiaguás para conversar com o então governador, Otaviano Pivetta, do mesmo partido dele, sobre o momento caótico da Saúde de Cuiabá, inclusive sobre a questão da intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde do Município, que ocorreu entre os dias 28/12/2022 a 06/01/2023 e foi suspensa por decisão proferida pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Maria Thereza de Assis Moura, no dia 06 de janeiro.
Na luta pela saúde de Cuiabá, Dr. Luiz Fernando também convocou a secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen, para prestar contas sobre os problemas de saúde de Cuiabá, em uma reunião que solicitou no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) juntamente com os conselheiros Waldir Teis e Guilherme Maluf, no dia 10 de agosto do ano passado.
A visita ao antigo Pronto-Socorro também teve a participação do vereador Demilson Nogueira (Progressista).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:
Postar um comentário