Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 28 de janeiro de 2023

Governo e 27 governadores assinam carta em defesa da democracia

Crescimento econômico e redução das desigualdades dependem de diálogo, diz documento. Chefes de Executivo também anunciam Conselho da Federação para articular União, Estados e municípios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu nesta sexta-feira (27/01) a primeira reunião de seu mandato com os governadores das 27 unidades federativas, no Palácio do Planalto, em um modelo que ele pretende repetir quatro vezes por ano.  
O encontro resultou em uma carta assinada por Lula e os governadores em que reafirmam seu compromisso com o Estado democrático de direito e com a estabilidade institucional do país, menos de três semanas depois que bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, com o objetivo de abrir espaço para um golpe militar.
"A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdade e das mazelas sociais", afirma o documento, respaldado inclusive por governadores eleitos com o apoio de Bolsonaro, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, e Ratinho Jr (PSD), no Paraná.
Conselho da Federação
A reunião também definiu a criação do Conselho da Federação, um órgão que servirá para articular a União, os Estados e os municípios em pautas de interesse comum.O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, detalhou que o conselho será composto pelo presidente, pelo vice-presidente, pelo ministro das Relações Institucionais, por seis representantes dos Estados (vindos do Fórum de Governadores e dos consórcios regionais) e seis representantes dos municípios (vindos das entidades que representam prefeitos).
Padilha relatou a jornalistas após a reunião que Lula deverá se reunir com entidades que representam prefeitos duas vezes em março.
O documento divulgado nesta sexta-feira, batizado de Carta de Brasília, também sugere a organização de consórcios públicos para "resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional".
bl (ots)Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário