Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 21 de janeiro de 2023

INTER-RELAÇÃO: Vereador se reúne com governador em exercício para tratar sobre situação caótica da saúde de Cuiabá

“Só no ano de 2022 foram gastos mais de um milhão e trezentos mil reais na Saúde de Cuiabá e nós aprovamos na LOA agora para 2023, mais de um milhão e meio. É um orçamento muito grande com verbas do governo estadual, governo federal, os repasses estão em dia, mas infelizmente não estão chegando para a população”. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), foi recebido, nesta sexta-feira (20), no Palácio Paiaguás, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, do mesmo partido, onde conversaram sobre o momento caótico da Saúde de Cuiabá, inclusive sobre a questão da intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde do Município, que ocorreu entre os dias 28/12/2022 a 06/01/2023 e foi suspensa por decisão proferida pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Maria Thereza de Assis Moura, no dia 06 de janeiro.
“Após essa retomada da Saúde em Cuiabá, nós fomos fiscalizar de perto as Upas e Policlínicas que são unidades secundárias de urgência e emergência e o que nós encontramos foi muito triste”, relatou o vereador ao destacar que entre os problemas apresentados estão à falta de medicamentos básicos; aparelhos de eletrocardiograma estragados; equipamentos de raios-x quebrados e falta de médicos e profissionais de enfermagem para atender a população.
Na continuidade, Luiz Fernando disse para o governador que os profissionais da Saúde continuam reclamando do atraso de salário, bem como na demora no pagamento do prêmio saúde, do adicional noturno, do adicional de férias e ainda do atraso no pagamento de plantões extras e das condições de insalubridade no trabalho.
O governador destacou que vem acompanhando os trabalhos do vereador e argumentou que se a Saúde municipal continuar do jeito que está, pode haver uma nova intervenção, ou seja, que o Ministério Público Estadual (MPE) deve recorrer da decisão judicial proferida pela ministra do STJ.
Ao final da reunião, Luiz Fernando, lembrou que a forma com que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vem administrando a Saúde está prejudicando não só a população cuiabana, mas boa parte do Estado que recebe recursos para resolver média e, principalmente alta complexidade via os três hospitais do município que é o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) que tem quase 400 leitos, Hospital Municipal São Benedito com quase 200 e o antigo Pronto Socorro que está funcionando de maneira incompleta.
“Só no ano de 2022 foram gastos mais de 1.300.000 (um milhão e trezentos mil reais) na Saúde de Cuiabá e nós aprovamos na Lei Orçamentária Anual (LOA) agora para 2023, mais de 1.500.000 (um milhão e meio). É um orçamento muito grande com verbas do governo estadual, governo federal, os repasses estão em dia, mas infelizmente não estão chegando para a população”, concluiu o vereador.
Otaviano Pivetta assumiu o governo interinamente, no dia 09 de janeiro, após Mauro Mendes sair de férias e permanecerá no comando até o dia 19 de janeiro. Essa é a sexta que Pivetta assume o cargo do chefe do executivo.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário