Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Dia do Engenheiro Ambiental: Crea-MT destaca atribuições do profissional da área

Neste dia 31 de janeiro é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental, profissional que, em resumo, atua na gestão de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e melhorando a qualidade de vida das comunidades locais. No âmbito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) um dos representantes da profissão é o conselheiro eng. ambiental Thiago André da Silva. Formado pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em 2017, o engenheiro é especialista em Gestão de Projetos e Direito Ambiental. No momento, Thiago André atua como diretor executivo, sendo responsável pelas áreas de Engenharia, Construção e Meio Ambiente, implementando estratégias, metodologias, sistemas e processos que permitam a gestão integrada de projetos.
Segundo o engenheiro ambiental, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e unir seu amor pela ciência e pela natureza foi o que despertou o seu interesse pela graduação. “Acredito que, como engenheiro ambiental, posso usar meu conhecimento para trabalhar em projetos que ajudem a promover a proteção do meio ambiente, a implementação de sistemas eficientes de gerenciamento de recursos naturais, bem como desenvolver políticas ambientais que ajudem a garantir que comunidades tenham acesso a recursos naturais limpos e seguros”, declarou.
Entre as atribuições de um engenheiro ambiental, Thiago cita: Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos, Gestão de Qualidade do Ar, Gestão de Riscos Ambientais, Educação Ambiental, Planejamento e Gerenciamento Ambiental, Engenharia de Processos Ambientais, Consultoria Ambiental, entre outras.
“Nós podemos ajudar a identificar e abordar problemas ambientais, desenvolver políticas ambientais, projetar sistemas de gestão ambiental, ajudar a monitorar a qualidade do ar, água e solo, e trabalhar em parceria com governos, empresas e organizações sem fins lucrativos para melhorar as condições ambientais. Além disso, somos especialistas em educação ambiental, conservação de recursos naturais, prevenção e remediação de poluição, desenvolvimento de projetos de monitoramento, gestão de resíduos e planejamento de recursos hídricos”, salientou.
É inegável que, atualmente, o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental está em crescimento. Thiago André explica que a demanda por profissionais qualificados, principalmente no segmento Environmental, Social and Governance (ESG), está aumentando à medida que mais empresas buscam garantir a conformidade com regulamentos ambientais, a melhora da eficiência energética e a redução do seu impacto ambiental. Além disso, a preocupação crescente com a sustentabilidade e o crescimento do mercado de finanças verdes também estão criando oportunidades para os profissionais da área.
O curso de Engenharia Ambiental é relativamente novo no Brasil, sua oferta foi regulamentada pela Portaria nº 1.693, de 5 de dezembro de 1994, do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a pasta, atualmente o curso de Engenharia Ambiental é oferecido por 383 instituições de ensino superior (IES) em todo o país.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário