Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

PROJETO PILOTO: Primeira-dama de MT vistoria instalações do programa Ser Criança em Poconé

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, vistoriou nesta segunda-feira (30.01) as instalações do programa Ser Criança no município de Poconé, e alinhou os últimos detalhes para a inauguração do espaço. Gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o projeto, criado pela Lei Nº 11.445/2021, funcionará em Poconé como um programa piloto, ofertando atividades de estimulação cognitiva para crianças de 4 a 12 anos, como aulas de música, artes, dança, esportes e reforço das disciplinas, sempre em contraturno escolar, a fim de garantir melhoria na qualidade de vida das crianças.
De acordo com a primeira-dama, a escolha de Poconé para a implantação da primeira sede do programa se dá em razão da proximidade com a Capital e da parceria com a primeira-dama do município, Joelma Gomes. A proposta da Setasc é que, futuramente, todos os municípios sejam atendidos pelo projeto.
“Além de ser um município próximo da Capital, permitindo um fácil deslocamento, a primeira-dama Joelma é uma grande parceira das ações sociais do Governo. Por isso começamos por aqui. O Ser Criança é a menina dos meus olhos. Estou me sentindo muito feliz. Só de lembrar como era esse prédio e ver o depois me deixa muito emocionada. O Governo de Mato Grosso, graças a Deus, me deu um grande apoio. Mauro sabe o quanto eu me dedico ao social. Este é um sonho realizado e vamos trabalhar para que o Ser Criança chegue a outros municípios. Vamos priorizar a eficiência e, principalmente, a qualidade, porque as crianças, mães e os profissionais da educação merecem o melhor”, destacou Virginia Mendes.
O projeto é executado por meio de parcerias estabelecidas pelo Governo de Mato Grosso, por intermédio da Setasc, com a finalidade da construção de espaços de convivência onde serão prestados serviços socioassistenciais, socioculturais, socioeducativos e psicológicos para crianças em situação de vulnerabilidade e alto risco social, auxiliando-as na superação desses fatores. No espaço também serão ofertados às crianças o judô, o ballet e a capoeira, e serão distribuídos uniformes para cada modalidade.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Poconé, Joelma Gomes, destaca o empenho da primeira-dama Virginia Mendes no projeto piloto, que proporcionará um aprendizado de qualidade no município e servirá de modelo para todo o Estado de Mato Grosso.
“Neste local havia um prédio antigo e abandonado há 12 anos. Era uma estrutura que necessitava de um investimento que o município não tinha como realizar. Em uma visita da dona Virginia aqui, pedi ajuda para reformar o lugar, mas, quando ela viu as condições do espaço, de imediato nos disse que implantaria o projeto piloto do Ser Criança, e que não seria uma simples reforma, mas sim a construção de um novo prédio”, relembra a primeira-dama Joelma.
A primeira-dama de Poconé ressalta que sempre acreditou que o projeto seria concluído, pois acompanha a atuação de Virginia Mendes no Estado.
“Hoje o sonho está se tornando realidade e as famílias que mais necessitam irão usufruir deste espaço. Estamos na contagem regressiva e agradecemos imensamente à Virginia por ter escolhido Poconé para ser esse importante projeto. É um marco na assistência social do município, e que irá atender as crianças no contraturno escolar. Todas receberão os seus uniformes e kit escolar”, disse.
Programa SER Criança
O projeto é destinado às crianças registradas no Cadastro Único (CAD) que vivem as consequências das desigualdades sociais, da pobreza, da exclusão social e da falta de vínculos afetivos nas famílias e demais espaços de socialização.
Os municípios que aderirem ao Ser Criança deverão seguir termos de cooperação, contendo as responsabilidades dos agentes públicos nesta parceria e os respectivos planos de trabalho, cabendo aos gestores municipais a responsabilização pelo cumprimento das atividades e metodologias propostas no programa.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário