Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 18 de março de 2023

Fabinho apresenta projeto de lei que garante continuidade do bolsa-atleta em MT

O deputado estadual Fabio Tardin “Fabinho” (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 873/2023, que acrescenta o art. 12-A a Lei instituída como “Projeto Olimpus” nº 11.679/2022. A proposta de Fabinho visa garantir às mulheres atletas, paratletas e técnicas, a continuidade do recebimento do benefício maternidade, desde a confirmação da gravidez, até 180 dias após o parto. De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos, a Lei tem sofrido algumas alterações, mas em nenhum de seus dispositivos, houve a preocupação com o amparo das atletas gestantes ou adotantes.
“No Brasil, existe o Programa Bolsa Atleta, que é uma ação importantíssima para proteger as atletas, no período necessário do afastamento das atividades esportivas. Em Mato Grosso, existem as mesmas razões para garantirmos o direito ao recebimento do bolsa-atleta à estas mães, que precisam se afastar do esporte por conta da maternidade”, disse Fabinho.
Na conclusão do projeto de lei, no que se refere aos aspectos orçamentários e financeiros da matéria, o texto reforça que o projeto “não traz aumento de despesa ao Estado, pois apenas garante a continuidade do recebimento do benefício àquelas mães gestantes ou adotantes”. Conclui trecho.
*Mês da Mulher*
O deputado reforçou ainda, que a alteração da lei proposta por ele no Parlamento, faz parte de um conjunto de ações pensadas, visando defender os direitos das mulheres, em especial neste mês de março, que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Entre as propostas apresentadas estão: a Política Estadual de apoio e Incentivo à Mulher no Esporte; a Criação do Selo de Responsabilidade Social “MT Pró-Mulher”; o Programa "Volta por Cima”; e a Implantação do Plantão 24 horas na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso (DEDMCI), no município de Várzea Grande.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico CP Web
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário