Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 12 de março de 2023

Mendes articula reunião entre Lula e presidente da Bolívia para fechar acordo por escoamento da safra pelo Pacífico

O governador Mauro Mendes (União) está articulando uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Bolívia, Luis Arce, para discutir um acordo que prevê a pavimentação de 240 km que faltam para finalizar a estrada que liga Vila Bela da Santíssima Trindade a cidade de San Ignacio de Velasco, na Bolívia. A informação é do prefeito de Vila Bela, Jacob André Bringsken. Esta pavimentação facilitar a chegada ao Porto de Aricá, no Chile, permitindo o escoamento da safra pelo Pacífico e diminuindo o custo e também distância. De Vila Bela ao porto são 1800 km, um percurso inferior ao que hoje exige que se leve a produção para Rondônia, e os produtores precisam seguir até a América Central e utilizar o Canal do Panamá para seguirem até o Pacífico.
De acordo com Jacob, no dia 20 de março, quando a sede do governo do Estado será transferida para Vila Bela da Santíssima Trindade para comemoração do aniversário do município, haverá uma reunião com autoridades bolivianas sobre o assunto e em outra frente o governador requisitou uma agenda com o presidente Lula para tratar sobre o assunto em abril, quando está prevista a vinda do petista para Mato Grosso.
"Nós já estamos vendo, o governador está monitorando essa questão, de um encontro dos dois presidentes no Palácio Paiaguás no mês de abril, para discutir essa integração e viabilização de um financiamento para que esse asfalto saia o mais rápido possível”, disse.
Segundo ele, restam apenas 240 km de asfalto para finalizar a obra, sendo 80 km em terras brasileiras e outros 160 km já na Bolívia. Isto porque de San Ignácio de Velasco até o Porto de Aricá a estrada já é asfaltado.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico CP Web
Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário