Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 27 de abril de 2023

CANAL DE COMUNICAÇÃO: ALMT vai intermediar pautas do Sintep com o Governo do Estado

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), recebeu uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) liderada pelo presidente Valdeir Pereira, para abrir um canal de comunicação com a Secretaria de Estado de Educação. A mobilização da categoria, de acordo com o presidente do Sintep, Valdeir Pereira, é para a construção de uma agenda junto ao Parlamento estadual e o governo do estado a fim de abrir negociações permanentes com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para valorização dos profissionais da educação.
“Por um lado, tem o governo que está com a chave do cofre e com as decisões políticas. Mas por outro, tem os parlamentares que conhecem a realidade e a diversidade de todos os 141 municípios mato-grossenses. Por isso é preciso abrir esse canal de comunicação permanente com o governo”, afirmou Valdir Pereira.
Entre as pautas prioritárias expostas para aos deputados estão a webponto, a realização de concurso público, as condições de trabalho dos vigias das escolas, os confiscos de aposentadorias e pensões. E uma política de valorização dos trabalhadores; o Estado de Mato Grosso está abaixo do piso nacional.
Segundo Valdeir Pereira, desde 2018 o governo adotou a política de represar a Revisão Geral Anual (RGA) à categoria. Hoje, de acordo com o presidente do Sintep, o piso salarial pago pelo Estado aos professores é de R$ 3.337, enquanto o piso nacional é da ordem de R$ 4.420.
Ao ser questionado sobre a segurança das escolas estaduais, Valdeir afirmou que 90% delas já possuem câmeras de monitoramento. “Isso não resolveu o problema da segurança. O que o governo não diz à sociedade é que não há presença de profissionais para atuarem dentro da escola, nesse espaço de segurança, que seria os vigias”, disse Pereira.
O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve abrir uma agenda com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para o Sintep apresentar as pautas e, com isso, debaterem todas as reivindicações em conjunto com a Seduc.
“É preciso que isso ocorra para que não aja esse jogo de ping-pong e ninguém resolva nada. Eu e o deputado Valdir Barranco vamos propor uma audiência pública para discutir a reforma do ensino médio, que é um tema que está sendo discutido no Ministério de Educação e Cultura. Nós defendemos a revogação dessa reforma”, disse Cabral.
O deputado Wilson Santos (PSD) afirmou que imprescindível que o Parlamento volte a discutir a educação pública de qualidade para o estado de Mato Grosso. Para ele, a péssima qualidade do ensino público é pior que a corrupção.
“Infelizmente isso é um fato. Além disso, Mato Grosso está abaixo do piso salarial nacional. Isso é inaceitável. É preciso fazer essa correção. Vou cobrar todas as reivindicações junto ao secretário de Educação, Alan Porto, e em 10 dias dou respostas dos questionamentos feitos durante a reunião”, explicou Santos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos