Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Deputada busca soluções para produtores do Araguaia e tenta amenizar insegurança jurídica causada por ação do MPE

A deputada estadual Janaina Riva (MBD) liderou uma comitiva formada por prefeitos, representantes de sindicatos, vereadores e produtores da Região Araguaia na manhã desta quinta-feira (20.04), no Palácio Paiaguás, para junto ao vice-governador Otaviano Pivetta, buscar soluções para a insegurança jurídica que tomou conta da população desde que a 15ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá requereu na Justiça, em caráter liminar, a suspensão imediata dos efeitos da Resolução n° 45/2022 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que regulamenta a proteção e o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos localizados em áreas úmidas em Mato Grosso.
“Nós viemos aqui hoje para pedir que o Estado estabeleça um diálogo tanto com o Poder Judiciário que é quem vai julgar essa ação do Ministério Público e com o próprio MPE. A impressão que temos é que colocaram as regiões numa vala comum desconsiderando as peculiaridades de cada localidade. A realidade do Araguaia é diversificada e não da pra dizer que tudo é pantanal como a ação sugere. Precisamos de um estudo urgente para identificação do que realmente possa ser considerada área úmida. A situação desses produtores é desesperadora”, explicou a parlamentar.
De acordo com as lideranças, a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, quando considera como áreas úmidas extensão de terras que não apresentam características que as conceituam conforme o Código Florestal Brasileiro, perpetua a insegurança para diversos empreendimentos regionais e para a obtenção de renda digna, para diversas famílias de assentados da reforma agrária.
Na ação, o Ministério Público de Mato Grosso requereu também a extensão dos efeitos da Lei Estadual nº 8.830/2008 às planícies pantaneiras do Araguaia e do Guaporé e seus afluentes até que o Estado tenha regramento protetivo para esses ecossistemas; a suspensão imediata dos processos de licenciamento ambiental em tramitação e aquelas licenças ambientais já emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fundamentados na normativa contestada; e a realização de um diagnóstico para identificar todas as áreas úmidas localizadas no estado. No julgamento do mérito, pediu a declaração de nulidade da Resolução e a confirmação dos demais requerimentos feitos liminarmente.
O vice-governador Otaviano Pivetta pediu que de imediato a Secretaria de Estado de Meio Ambiente levante os custos junto a algumas universidades com know how em estudos de solo para contratação dos serviços de identificação das áreas úmidas e, em cima disso, a Assembleia Legislativa trabalhar uma legislação que garanta segurança aos produtores da região.
“Nós temos disposição e queremos apoiar os produtores da região desde que seja uma situação legal e que realmente não degrade o meio ambiente. Vocês trouxeram um dado aqui que dos 4.247.130,28 hectares da região, pouco mais de 1.500.000,00 seria de áreas realmente úmidas. O que precisamos agora é provar isso por meio de um estudo sério e bem elaborado. Fora isso vamos tentar abrir um diálogo tanto com o Ministério Público, quanto com o Judiciário sobre o tema e esclarecer ”, finalizou Pivetta.
Além de produtores, lideranças, vereadores e representantes de sindicatos dos municípios de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Canarana, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e Luciara, participaram da agenda com a deputada e o vice-governador, a prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira, o prefeito de Alto Boa Vista, José Maranhão, bem como o representante da Sema, Walmi Lima, o ex-prefeito de São Felix, Filemon Limoeiro, e o ex-prefeito de Luciara, Fausto Azambuja.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos