Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 5 de abril de 2023

LULASAUROS: 30% dos eleitores se dizem petistas e 22%, bolsonaristas

Pesquisa Datafolha aponta que ambos os grupos oscilaram levemente para baixo, três meses após início do governo Lula e em meio a escândalo das joias de Bolsonaro. Já eleitores neutros passaram de 20% para 22%. Três meses após o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em meio a escândalos envolvendo joias presenteadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil segue altamente polarizado. Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (05/04) apontou que 30% dos eleitores se definem como petistas, enquanto 22% se dizem bolsonaristas. As porcentagens oscilaram levemente para baixo em comparação com a última pesquisa, divulgada em 28 de dezembro, dias antes de Bolsonaro deixar o Planalto. Àquela altura, 32% se identificavam como petistas, e 25%, como bolsonaristas.
Para os levantamentos, o Datafolha estabeleceu uma escala de níveis de 1 a 5: 1 significa ser bolsonarista; 2, mais próximo do bolsonarismo; 3, neutro; 4, mais alinhado ao petismo; e 5, petista.
Os níveis intermediários também oscilaram nesses três meses entre uma pesquisa e outra. Os que se dizem mais próximos do bolsonarismo foram de 7% para 9%. Os neutros, que não se veem representados por nenhum dos grupos preponderantes, foram de 20% para 22%. Outros 10% se disseram mais próximos do petismo, ante 9% na pesquisa anterior.
Em ambos os levantamentos, 5% dos eleitores disseram não ter qualquer preferência, e 1% não soube responder.
Diferenças entre grupos sociais
A preferência do eleitorado varia de acordo com os diferentes grupos sociais. Entre os que se dizem petistas está a maioria dos mais pobres (39%), dos menos instruídos (40%), dos que têm mais de 60 anos (37%) e dos moradores do Nordeste (42%).
Já entre os que se definem como bolsonaristas, se encontra a maior parte dos que ganham entre cinco e dez salários mínimos (32%), dos evangélicos (29%) e dos moradores do Sul (28%) e do Norte/Centro-Oeste (30%).
O Datafolha entrevistou 2.028 eleitores entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A reprovação de Lula
Em outro sinal da acirrada polarização política no país, a mesma pesquisa do instituto revelou que o presidente Lula teve sua pior avaliação nos primeiros três meses de governo em comparação com seus dois mandatos anteriores.
Segundo dados divulgados já no último sábado, a reprovação ao atual governo equivale à do ex-presidente Bolsonaro nos primeiros meses de seu mandato, dentro da margem de erro da pesquisa.
Segundo o Datafolha, 38% consideram o governo Lula como bom ou ótimo, 30% o avaliam como regular e 29%, como ruim ou péssimo. Não souberam opinar 3% dos entrevistados.
No mesmo período de seu governo, Bolsonaro registrou uma avaliação de ótimo ou bom menor, de 32%. O percentual dos que consideravam seu governo ruim ou péssimo era praticamente o mesmo do de Lula, com 30%, e 33% avaliavam o governo como regular.
Os resultados, tanto do presidente atual quanto de seu antecessor, marcam o pior desempenho registrado nos primeiros 90 dias de todos os mandatários que governaram o país desde a volta da democracia, em 1985.
No início de seu primeiro mandato, em 2003, Lula teve aprovação de 43% nos primeiros 90 dias, com apenas 10% de reprovação. Em 2007, quando começava o segundo mandato do petista na Presidência, a aprovação do governo era de 48%, contra 14% que o desaprovavam.
ek/lf (ots)Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos