Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 5 de abril de 2023

REUNIÃO ALMT: Interventora apresenta plano de ação na Saúde de Cuiabá à Assembleia Legislativa

A interventora Daniela Carmona entregou, na manhã desta quarta-feira (5), o plano de ação na Saúde de Cuiabá à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O plano inclui a melhoria dos serviços ofertados à população, o que engloba a garantia de acesso de pacientes nas unidades de atenção secundária, contração de médicos, disponibilização de raio-x, aquisição de medicamentos e insumos, bem como a questão física e orçamentária da Saúde na Capital. “Hoje nós vamos apresentar o nosso plano de intervenção. Nós encaminhamos de forma oficial ao Tribunal de Justiça e hoje nós apresentaremos essas ações do plano de intervenção, que são as ações mais imediatas aqui na Casa de Leis”, comentou à imprensa.
Daniela aproveitou a ocasião para lembrar alguns avanços já consolidados com a intervenção, a exemplo da contratação emergencial de 20 médicos para atuar nas Unidades de Saúde de Família (USF). “Ontem nós contratamos 20 médicos, então havia 18 unidades de saúde básicas que estavam sem médicos, algumas há 10 meses sem esses profissionais”.
Outra ação contida no planejamento é a instituição da hora estendida nas unidades de saúde para atendimento pediátrico. Daniela cita que, atualmente, há quatro unidades na Capital com hora estendida, mas em algumas foi detectada a falta de profissionais.
“As unidades de hora estendida têm que abrir às 7h da manhã e ter atendimento até às 21h. Desde ontem, com a lotação desses [novos] profissionais, tem duas unidades que já estarão atuando até às 21h”, anunciou.
Em relação à fila de mais de 110 mil cirurgias, outra demanda reprimida na rede municipal de Saúde de Cuiabá, a interventora explica que já foi iniciada a força-tarefa de atualização desses cadastros e estima que na próxima semana seja colocado em prática um plano de início dessas cirurgias. Além disso, o gabinete de intervenção também detectou 357.812 solicitações de exames e consultas especializadas.
Diante desses números, Daniela foi questionada sobre a viabilidade de zerar essa fila nos 90 dias de atuação da intervenção, prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça. “Nós estamos nesse planejamento. Aquilo que não for possível ser executado nós estamos implementando algumas políticas para que a gestão municipal quando assumir possa dar continuidade”, respondeu.
Prestação de contas
A entrega do plano de ação à Assembleia Legislativa está prevista no decreto baixado pelo governador Mauro Mendes (União), em 14 de março, que definia as diretrizes para a intervenção. Danielle Carmona Bertucini tem que prestar contas ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e ainda para o Ministério Público de Mato Grosso.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos