Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 25 de abril de 2023

TAPETÃO CUIABANO: Câmara aprova contas da Prefeitura de Cuiabá do exercício 2021

A Câmara de Cuiabá aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25), as contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) relativas ao ano de 2021. Os balancetes foram aprovados por 13 votos a 8. Os vereadores da oposição votaram contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendou a aprovação das contas. O vereador Dilemário Alencar (Podemos), inclusive, tentou adiar a votação da matéria pedindo vista do processo, mas a Mesa Diretora negou o pedido. “O que nós estamos votando é muito mais grave do que estamos discutindo. Não são só R$ 168 milhões que ficou de déficit em 2021. Se olharmos o parecer do Tribunal de Contas, o município ficou devendo 8,5% que deveria ter sido investido na educação em 2021. Agora eu digo, estou me antecipando, eu duvido que as contas de 2023 sejam aprovas pelo Tribunal de Contas. É uma bola de neve que não tem mais como concertar”, acrescentou o vereador Sargento Joelson (PSB).
O vice-líder do governo na Casa de Leis, vereador Luis Claudio (PP), por sua vez, saiu em defesa das contas do prefeito, e ainda alfinetou a oposição, dizendo que eles defendem o posicionamento do Tribunal de Contas e demais instituições apenas quando convém.
“Nesse país nós temos instituições. Não precisamos concordar com os conselheiros, mas temos que respeitar as instituições. O que estamos analisando são contas julgadas pelo plenário do Tribunal de Contas”, colocou.
A Corte de Contas julgou os balancetes em novembro do ano passado e apontou superávit orçamentário, já que a receita arrecadada foi 6,9% maior do que a despesa realizada.
Sob relatoria do conselheiro do TCE Antonio Joaquim, o balanço apontou que as despesas realizadas pelo município totalizaram R$ 3,352 bilhões.
Com relação aos limites e percentuais constitucionais e legais, o município aplicou 30,54% nas ações de saúde e 88,70% do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) para remuneração dos profissionais do magistério.
Os gastos com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 40,9% do total da receita, enquanto os repasses ao Poder Legislativo foram equivalentes a 4,38%. Os limites de endividamento público também foram respeitados.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos