Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 14 de abril de 2023

XI SEMINÁRIO DE ENERGIA: Biometano, energia solar e outras fontes limpas serão debatidas em evento

Presidente do Sindenergia aponta que fontes sustentáveis são o futuro de Mato Grosso. Os novos modelos de negócios para a produção de energia, o uso de biomassa, biogás e energia solar serão tratados no XI Seminário de Energia – Oportunidades no Setor Elétrico, que será realizado de 08 a 10 de maio em Cuiabá. O evento reunirá especialistas e grandes nomes para debater e fortalecer o mercado da energia. Um dos palestrantes é o presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia), Tiago Vianna de Arruda, ele também é proprietário da Enersim Energia.
Vianna explica que Mato Grosso é o 5º do país em geração fotovoltaica distribuída do país. Além disso, esse tipo de energia sustentável trouxe mais de R$ 4,7 bilhões em investimentos trazidos ao estado, gerando mais de 27,3 mil novos empregos. Cerca de 76% do uso de energia solar em Mato Grosso é em residências, seguido por 11,5% em comércios e serviços.
“A energia elétrica é uma necessidade para todos, dessa forma, trata-se de um serviço que não se pode deixar de pagar todo mês e a alternativa para isso é buscar formas de baratear os gastos investindo em fontes sustentáveis. A energia solar fotovoltaica é o futuro do país. Há projeção de que até 2050, 32,1% da energia consumida no Brasil será dessa fonte energética. A energia hídrica corresponderá a 30,2%, seguida pelo gás natural com 14,7%, eólica com 14,2%”.
Tiago destaca que desde 2016 há um aumento pelos investimentos dos consumidores para gerar a própria energia. O setor industrial tem trilhado por esse caminho com projetos de bioenergia.
Mato Grosso registrou uma produção de 4,27 bilhões de litros de etanol na safra 2022/23. Cerca de 75% do biocombustível é oriundo do milho. Considerado o terceiro maior estado produtor de etanol do Brasil, o estado conta com uma projeção para o ciclo 2023/24 de 5,3 bilhões de litros.
“A geração de biometano vem aí para ser mais uma alternativa de fonte energética. São grandes projetos de biocombustíveis e bioenergia. O caminho futuro é esse, de energia limpa e sustentável”, apontou Tiago Vianna.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário