Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Sargento Joelson faz coro contra instalação de PCHs no rio Cuiabá no perímetro do município

“É momento de os cuiabanos unirem forças, é momento de deixarmos de lado, cor partidária, ser base, oposição, ser direita ou esquerda e defender o Rio Cuiabá.” Frisa. O vereador de Cuiabá Sargento Joelson (PSB), falou na tribuna da Câmara sobre a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiram, por 8 votos a 2, derrubar a lei estadual que proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá. E conclamou a mobilização da população cuiabana para luta contra a instalação no perímetro do município. 
Joelson conclamou a população e classe política a se engajar no movimento da não instalação destas PCHs. “É momento de os cuiabanos unirem forças, é momento de deixarmos de lado, cor partidária, ser base, oposição, ser direita ou esquerda e defender o Rio Cuiabá.” frisa
Falou também da propaganda utilizada pela empresa que irá explorar os PCHs, de serem inverdades e sem lógica. “Eu estava dando uma lida no material de propaganda da empresa que vai explorar estas seis PCHs, e um dos materiais de publicidade fala que a hidrelétrica tem como foco proteger os peixes e as espécies dos rios. E olha só, fala também que o sistema de transposição de peixes, realizará abertura de comportas até o fundo e permitindo a livre passagem de peixes e alevinos, além de contar com escadas e elevadores para peixes. ENTÃO OS PEIXES DO RIO CUIABÁ VÃO TER ELEVADORES (ironizou).” Diz Joelson
O vereador sugeriu também trazer a empresa até Câmara Municipal para dar explicações acerca das informações que vem propagando em defesa das instalações, e explicar de onde vem tirando que não é prejudicial instalar seis mini hidrelétricas no perímetro do município.
Alguns impactos feitos por especialistas:
Alterações na qualidade da água: A redução do fluxo tende a tornar a água menos turva e expõe os ovos e larvas dos peixes à predação, o que afeta o ciclo de vida e a própria reprodução dos peixes.
Redução na diversidade: Impacta na vida dos seres que vivem no fundo dos rios e demais organismos vivos da cadeia trófica por causa do assoreamento.
Queda na produtividade do ecossistema aquático: Os nutrientes são prejudicados ao serem retidos na barragem.
Distúrbios de corpos d'água: Alterações no fluxo dos sedimentos do planalto para a planície, que pode mudar a dinâmica de áreas inundadas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos