Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Tuca Nogueira recebe o Prêmio Geraldo Henrique da Costa como referência de luta em prol do movimento negro do MT

Na noite desta última quinta-feira (25), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, durante a 3ª edição do “Agitando a Resistência Negra”, foi realizada a entrega do Prêmio Geraldo Henrique da Costa para os ativistas que propõem, impulsionam e defendem a igualdade racial, políticas públicas, ações afirmativas para a diversidade e inclusão da população negra em todos os setores da sociedade. O prêmio leva o nome do pioneiro do movimento negro de Mato Grosso, que faleceu em 1990, e celebra as lutas cotidianas da comunidade negra. O evento é uma iniciativa política e cultural promovida pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas que teve como objetivo, celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras.
Durante a cerimônia, entre os homenageados que tiveram a honra de receber o prêmio do movimento negro do Estado de Mato Grosso, está o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Cristiano Nogueira, conhecido popularmente por Tuca Nogueira.
“Essa honra é um reconhecimento ao meu trabalho como defensor dos direitos humanos e à minha dedicação em lutar por uma sociedade melhor para todos, não é apenas um prêmio pessoal, mas um lembrete importante de que juntos podemos fazer a diferença” disse Tuca Nogueira.
Também foram homenageados os representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, representantes das Entidades da Sociedade Civil além de outras organizações parceiras, como o Instituto Marielle Franco, que se fez representado pela mãe da Mariele Franco, Marinete da Silva e contou também com a presença do ator de novela, mestre Ivamar dos Santos.
3ª edição do “Agitando a Resistência Negra”
A 3ª edição do “Agitando a Resistência Negra” teve início nesta última segunda-feira (22), no Centro Cultural Casa das Pretas e em outros espaços de Cuiabá. O evento segue até esta sexta-feira (26), com atividades presenciais e on-line. A iniciativa política e cultural é promovida pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas e teve como objetivo, celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras.
Nos cinco dias de evento, a programação contou com mostras de audiovisual, exposições, sarau e diversas oficinas gratuitas, como de percussão, dança afro, artesanato e escrita criativa. Haverá também palestras, debates e rodas de conversas sobre temas relevantes para a comunidade negra e periférica, com a presença de organizações sociais e representantes da luta antirracista no cenário regional e nacional.
Foram debatidos temas como a cultura, direitos e resistência dos povos de terreiro, saúde da comunidade negra e da população LGBTQIAP+, empreendedorismos das mulheres negras e periféricas, cabelo afro e identidade, mídia negra e combate à violência política e de gênero e ao feminicídio.
O Imune
O Instituto de Mulheres Negras é uma organização social com 20 anos de história e luta por políticas públicas de raça e gênero. É composto por jovens e mulheres negras com a missão de empoderar e potencializar mulheres negras e, consequentemente, toda a comunidade, por meio de ações educativas e culturais, como estratégia de enfrentamento ao racismo, à violência e às desigualdades.
A Casa das Pretas é um centro cultural e comunitário criado pelo Instituto, que articula diversas iniciativas e ações, criando um ponto de referência para o movimento negro do estado. A localização é estratégica: fica na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá, antigo pelourinho, como forma de retomada das potências e reconhecimento das mãos que ergueram a cidade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos