Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Tuca Nogueira recebe o Prêmio Geraldo Henrique da Costa como referência de luta em prol do movimento negro do MT

Na noite desta última quinta-feira (25), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, durante a 3ª edição do “Agitando a Resistência Negra”, foi realizada a entrega do Prêmio Geraldo Henrique da Costa para os ativistas que propõem, impulsionam e defendem a igualdade racial, políticas públicas, ações afirmativas para a diversidade e inclusão da população negra em todos os setores da sociedade. O prêmio leva o nome do pioneiro do movimento negro de Mato Grosso, que faleceu em 1990, e celebra as lutas cotidianas da comunidade negra. O evento é uma iniciativa política e cultural promovida pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas que teve como objetivo, celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras.
Durante a cerimônia, entre os homenageados que tiveram a honra de receber o prêmio do movimento negro do Estado de Mato Grosso, está o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Cristiano Nogueira, conhecido popularmente por Tuca Nogueira.
“Essa honra é um reconhecimento ao meu trabalho como defensor dos direitos humanos e à minha dedicação em lutar por uma sociedade melhor para todos, não é apenas um prêmio pessoal, mas um lembrete importante de que juntos podemos fazer a diferença” disse Tuca Nogueira.
Também foram homenageados os representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, representantes das Entidades da Sociedade Civil além de outras organizações parceiras, como o Instituto Marielle Franco, que se fez representado pela mãe da Mariele Franco, Marinete da Silva e contou também com a presença do ator de novela, mestre Ivamar dos Santos.
3ª edição do “Agitando a Resistência Negra”
A 3ª edição do “Agitando a Resistência Negra” teve início nesta última segunda-feira (22), no Centro Cultural Casa das Pretas e em outros espaços de Cuiabá. O evento segue até esta sexta-feira (26), com atividades presenciais e on-line. A iniciativa política e cultural é promovida pelo Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT) e pelo Centro Cultural Casa das Pretas e teve como objetivo, celebrar a resistência, a cultura, a experiência, os modos de vida, as artes e as lutas negras.
Nos cinco dias de evento, a programação contou com mostras de audiovisual, exposições, sarau e diversas oficinas gratuitas, como de percussão, dança afro, artesanato e escrita criativa. Haverá também palestras, debates e rodas de conversas sobre temas relevantes para a comunidade negra e periférica, com a presença de organizações sociais e representantes da luta antirracista no cenário regional e nacional.
Foram debatidos temas como a cultura, direitos e resistência dos povos de terreiro, saúde da comunidade negra e da população LGBTQIAP+, empreendedorismos das mulheres negras e periféricas, cabelo afro e identidade, mídia negra e combate à violência política e de gênero e ao feminicídio.
O Imune
O Instituto de Mulheres Negras é uma organização social com 20 anos de história e luta por políticas públicas de raça e gênero. É composto por jovens e mulheres negras com a missão de empoderar e potencializar mulheres negras e, consequentemente, toda a comunidade, por meio de ações educativas e culturais, como estratégia de enfrentamento ao racismo, à violência e às desigualdades.
A Casa das Pretas é um centro cultural e comunitário criado pelo Instituto, que articula diversas iniciativas e ações, criando um ponto de referência para o movimento negro do estado. A localização é estratégica: fica na Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá, antigo pelourinho, como forma de retomada das potências e reconhecimento das mãos que ergueram a cidade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos