Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 18 de junho de 2023

Ação dos aposentados do Sintep-MT avança na perspectiva para contrução de alternativas ao confisco

A comissão de aposentados do Sindicato dos Trabalhadores de Mato Grosso (Sintep-MT) realizou uma das etapas da agenda de luta pelo fim do confisco de 14% sobre as aposentadorias, no dia 14 de jjunho, com reunião no MTPrev. Na oportunidade solicitaram do órgão a suspensão da Legislação para pôr fim a taxação dos salários dos aposentados e pensionistas do executivo estadual. Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, o diálogo com a equipe do MT Prev, esclareceu muito pontos, que são considerados relevantes para a construção de novos caminhos para tratar que o sistema previdenciário tenha sustentabilidade contrapondo as maldades do governo para justificar o ataque aos salários dos aposentados e aposentadas do estado.
“Tratamos para além da questão do confisco, nossa prioridade. Pudemos olhar as políticas previdenciárias e colocar demandas dos segurados como questões que impactam na qualidade de vida de todos, principalmente quanto a organização para a aposentadoria e também no pós-benefício”, destacou Valdeir.
O secretário de Finanças do Sintep-MT, professor aposentado, Orlando Francisco, deixou como proposta de pauta ao Conselho Previdenciário a retomada do diálogo pelo fim do confisco das aposentadorias e pensões e propostas alternativas ao que está vigente e que está faltando nos salários dos aposentados.
“Apesar da iniciativa para reformulação da legislação ser do governo, o MT Prev poderá incluir, como pauta, nas reuniões do Conselho da Previdência, a discussão sobre o fim do confisco das aposentadorias e pensões. Assim como a Assembleia Legislativa, têm peso na decisão de propor mudanças no formato das políticas previdenciárias”, afirmou Orlando.
A equipe do MT Prev também apresentou as regras de cálculo e a cesta de recursos que compõem a Previdência estadual. Ficou evidenciado que a nova política da Previdência dos servidores públicos, resultando da Emenda Constitucional 103/2020 reduzirá de maneira drástica os acessos a uma aposentadoria digna e que atenda a finalidade social de quando foi criado na Constituição de 1988 a fim de assegurar o conforto e dignidade para as pessoas ao se aposentarem.
Durante a reunião estiveram dialogando com o Sintep-MT, a diretora Sistêmica do órgão, Paola Sanches; o gerente de investimento, Francisco Gardez; a assessora da diretoria da Previdência; a superintendente de Benefícios, Gasparina de Castro; e a secretária executiva do Conselho da Previdência, Josiany Castro. Compareceram ainda representantes dos aposentados de Sorriso, Cáceres, Novo Horizonte, Araputanga, Cuiabá e Nossa Senhora do Livramento.
A atividade prosseguiu no período da tarde com nova visita aos parlamentares.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário