Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 10 de junho de 2023

Agora formada, Greta Thunberg faz sua última greve escolar

Ativista sueca que iniciou onda mundial de protestos de estudantes em 2018 conclui o ensino médio, e diz que "a luta está apenas começando". A ativista climática sueca Greta Thunberg participou nesta sexta-feira (09/06) de sua última greve escolar pelo clima, no mesmo dia de sua formatura do ensino médio. A jovem de 20 anos havia tirado um ano "sabático" da escola em 2019 para aumentar a conscientização global sobre a ação climática, o que atrasou em um ano sua formatura. "Hoje, eu me formo na escola, o que significa que não poderei mais fazer a greve escolar pelo clima", disse Thunberg no Twitter. "Esta é a última greve escolar para mim", escreveu, acrescentando que seus futuros protestos não seriam "tecnicamente" uma greve escolar porque ela não é mais uma estudante.
"Simplesmente não temos outra opção a não ser fazer tudo o que pudermos", acrescentou. "A luta está apenas começando."
O início de um movimento
Thunberg deu início ao movimento School Strike for Climate (greve escolar pelo clima) – também conhecido como Fridays for Future (sextas-feiras pelo futuro) – quando se sentou, sozinha, do lado de fora do Parlamento sueco para exigir ações mais duras contra as mudanças climáticas, em 2018. Na época, ela tinha 15 anos.
A sua manifestação deu início a protestos semelhantes em todo o mundo, com estudantes faltando às aulas para exigir ações climáticas mais urgentes.
"Quando comecei a fazer greve em 2018, nunca poderia esperar que isso levaria a alguma coisa", disse Thunberg na sexta-feira.
"De repente, esse era um movimento global que crescia a cada dia. Em 2019, milhões de jovens deixaram de ir à escola por causa do clima, inundando as ruas em mais de 180 países."
Desde então, ela se tornou uma figura de proa da ação climática, foi convidada a discursar para líderes em conferências das Nações Unidas, tornou-se em 2019 a Pessoa do Ano mais jovem da revista Time e recebeu várias indicações para o Prêmio Nobel da Paz.
Em março, Thunberg condenou o que chamou de "traição sem precedentes" dos líderes mundiais após a publicação do último relatório do IPCC, o painel consultivo climático da ONU.
bl (AFP, dpa, AP)Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário