Apoiadores do deputado Gilberto Cattani (PL), vestidos de verde e amarelo com cartazes "pró-vida" e militantes de movimentos sociais, majoritariamente mulheres, manifestaram contra o deputado liberal. A mobilização lotou as galerias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta última quarta-feira (07). Deputado Cattani comparou mulheres e sua gestão, com vacas durante reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto "Pró-Vida" e por conta disto, o parlamentar bolsonarista responde a procedimento na Comissão de Ética da Assembleia e também foi acionado no Ministério Público Estadual.
Movimentos de defesa da mulher convocaram um ato pela destituição de Cattani da presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso. As mulheres também pediam a cassação do mandato do deputado.
O fato gerou grande repercussão e para tentar amenizar a situação. o parlamentar gravou um vídeo em que pede desculpa a vacas por tê-las comparado a mulheres, piorando ainda mais a situação para ele.
O deputado estadual Gilberto Cattani, discursou citando a bíblia e valores cristãos para elaborar um pedido de desculpas às mulheres por falas ofensivas cometidas nas últimas semanas.
Ao discursar, logo no início da sessão, Cattani citou o versículo 16 do capítulo três de Jó, no qual fala sobre a "como as crianças que não viram a luz", e menciona o aborto. O texto bíblico é um momento em que Jó amaldiçoa o dia de seu nascimento. Ele também culpou "a mídia" por supostamente distorcer suas falas.
"Nós viemos a esse plenário pra defender os valores que nós acreditamos ser essenciais. Dentre eles a defesa da família, a defesa da mulher, a defesa do cidadão, a defesa da nossa liberdade... liberdade de poder fazer exatamente o que está acontecendo aqui, se manifestar.
E continuou: "Coisa que muitos não gostam, e isso é natura. Durante as minhas falas eu entendo que algumas pessoas que são contrárias a todos esses valores que nós defendemos se magoem, que elas fiquem bravas, que elas não gostem e se sintam ofendidas. Para essas pessoas, minhas sinceras desculpas, porque jamais eu tive intenção de agredir ou ofender quem quer que seja", disse arrependido.
Segundo o deputado, a comparação entre mulheres e vacas foi apenas uma "analogia" na pretensão de "defender os valores que aqui eu alertei e farei isso se necessário for com a minha própria vida, quanto mais com o mandato, então nada disso me preocupa", disse o parlamentar arrependido.
Abaixo assinado
Em busca de tentar reverter sua cassação no Legislativo Estadual, o deputado Gilberto Cattani apelou para um abaixo assinado tentando se redimir por ter se manifestado contra o aborto, usando como analogia uma de suas vacas prenha com mulheres grávidas.
O abaixo-assinado que já conta com quase 2 mil assinaturas, pede para que Cattani não seja cassado e que seja mantido na presidência da Comissão de Direitos Humanos da ALMT.
Abaixo-assinado · Apoio ao Deputado Gilberto Cattani · Change.org
Após declarar que considera que tem um bezerro a mais em seu sítio, no momento em que tem conhecimento de que uma de suas vacas está prenha, Cattani foi muito criticado por opositores e grupos feministas de Mato Grosso.
A OAB-MT, por meio de sua Comissão da Mulher e a Defensoria Pública do Estado, protocolaram na semana passada um pedido da imediata retirada do bolsonarista da chefia da Comissão de Direitos Humanos, além de sua cassação.
Conselho de Ética
Em sessão plenária realizada no dia 31 de maio, durante a Ordem do Dia, a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Janaína Riva (MDB), que presidia a sessão, anunciou o encaminhamento para a formação da Comissão de Ética da Casa de Leis.
Segundo a deputada, o assunto foi debatido antes da sessão, em reunião no Colégio de Líderes. Janaína Riva determinou que os cinco blocos parlamentares da atual legislatura indiquem seus representantes para que a Comissão de Ética seja instalada na Casa de Leis com o intuito de analisar o requerimento de investigação e denúncia contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), feita pela Comissão das Mulheres da OAB de Mato Grosso e Defensoria Pública. Requerimento com os pedidos foram lidos em plenário.
O processo por quebra de decoro pode levar a sanções disciplinares e até a cassação do mandato. A deputada Janaína Riva informou, durante a sessão, que recebeu a presidente da Comissão da Mulher da OAB, Glaucia Amaral, que junto com outras representantes da Comissão e da defensora pública geral, Maria Luziane, protocolou os dois pedidos.
A presidente em exercício da ALMT disse ainda que submeteu o requerimento à apreciação dos demais deputados durante o colégio de líderes e determinou a instalação da Comissão de Ética e Decoro para apreciação do teor das denúncias.
O Conselho de Ética, ainda não definido pela casa de leis, deve ser instalado para julgar o caso somente no segundo semestre. Abaixo-assinado · Apoio ao Deputado Gilberto Cattani · Change.org
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário