Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Cuiabá tem plano de cooperação para poda preventiva de árvores

Energisa e Prefeitura firmam compromisso de trabalho assegurando a saúde das espécies sem comprometer rede de energia. A Energisa e a Prefeitura de Cuiabá assinaram nesta semana, um termo de cooperação técnica para poda corretiva de árvores que estejam causando algum risco de interferência ou obstrução da rede de energia elétrica. O documento cria um plano de trabalho para manter os galhos longe dos fios, sem atrapalhar a rotina da cidade e garantindo a saúde das espécies. A prefeitura fica responsável pelo corte dos galhos de forma preventiva e paisagística, recebendo da companhia de energia a orientação para atuar de forma segura. O trabalho será feito pela Empresa Cuiabana de Limpeza Pública (Limpurb). Já a Energisa faz o corte de galhos que estejam próximos ou tocando na rede, apresentando o cronograma de podas à Limpurb com 72 horas de antecedência. O gerente de manutenção da Energisa Mato Grosso, Marcelo Pazoti, destaca que o apoio mútuo vai dinamizar e dar mais qualidade ao serviço.
“A gente faz sempre uma poda emergencial e preventiva, quando a vegetação já oferece algum risco. Em situações assim pode haver a interrupção do fornecimento ou acidentes. Então a gente precisa agir. E essa parceria com a prefeitura garante um trabalho anterior, que faça uma poda realmente paisagística das árvores da nossa capital”, reforçou Marcelo Pazoti.
A ideia é ter um grupo de trabalho dinâmico, organizando a rotina das equipes. E uma preocupação do termo é garantir o descarte correto dos restos de vegetação. A Energisa poderá enviar os materiais ao horto florestal, disponibilizando sob regime de comodato, um triturador capaz de padronizar o descarte de acordo com as necessidades do horto. “Esse termo de cooperação técnica traz a união para servir melhor à comunidade, servir melhor o cidadão cuiabano e fazer um trabalho com mais qualidade. Deixar um local de forma adequada e limpa, com todo o recolhimento dos resíduos e fazer depois a trituração desses resíduos no horto florestal, produzindo um material que pode ser utilizado em hortas comunitárias e canteiros centrais de avenidas, na urbanização da nossa cidade,” explicou o diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite.
Além disso, o termo também fortalece a troca de informações entre empresa e governo para mapear espécies que precisam de um olhar ainda mais apurado quanto ao risco de queda. Em abril, uma árvore de grande porte caiu no centro de Cuiabá, destruindo a rede elétrica e interditando por uma manhã inteira um importante cruzamento entre as avenidas Comandante Costa e Getúlio Vargas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a raiz centenária cedeu.
“O que a gente quer evitar é isso. O centro, por exemplo, é amplamente arborizado. Esse plano mútuo ajuda a cuidar dessas árvores. E o importante é plantar árvores, mas que elas tenham um porte adequado evitando esse contato direto com as redes de energia e ocorrências futuras”, explicou o coordenador da Energisa.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário