Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Agricultores e agricultoras da Repoama participam de intercâmbio em associação na Bahia

Agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) participaram na última semana de um intercâmbio para troca de conhecimentos na Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol) em Monte Santo, na Bahia. 
A viagem teve como objetivo a imersão em uma experiência de Fundo Rotativo Solidário (FRS) já consolidada há muitos anos. De acordo com a técnica socioambiental do Instituto Centro de Vida (ICV) Aline Veras, o encontro estava previsto para 2021, quando o fundo foi implementado pela Repoama, mas foi adiado em decorrência da pandemia.
“Agora o fundo rotativo da Repoama já está consolidado, mas ainda assim achávamos importante ter essa vivência em uma associação com mais anos de experiência. Escolhemos a Aresol porque ela tem pontos em comum com a rede”, disse.
Na Repoama, o FRS funciona como um mecanismo financeiro para apoiar a produção orgânica na agricultura familiar.
É uma alternativa ao crédito rural baseada na economia solidária. A rede é quem decide as próprias normas e regras para obtenção do crédito, como tempo de carência, valores limites para financiamento, taxa de juros e prazos de pagamento.
“Um ponto bastante forte que a Aresol nos trouxe nesses dias de intercâmbio foi a importância da coletividade, de todas as pessoas se sentirem parte do processo e serem protagonistas dentro de seus cargos. Para esse mecanismo ter efetividade é preciso que todas as pessoas que estejam ali protagonizem os seus papéis”, complementou Aline.
Sócia-fundadora da Repoama, a agricultora familiar Silmara Campanucci descreveu o intercâmbio como uma oportunidade para aprender a formar novas visões que tenham como objetivo final o fortalecimento da agricultura familiar.
“Foi uma grande experiência para aprender a fazer acontecer mais coisas em grupo. Na nossa rede, ainda fazemos muitas coisas de forma individual, mas para eles já estão dando certo mais coisas em conjunto. Para o nosso grupo fica a dica de adotar novas formas de aproveitamento em grupo”.
Outros aprendizados
Para além do FRS, outros pontos observados na Aresol chamaram a atenção dos agricultores e agricultoras da Repoama. Um deles foi o investimento na juventude rural. Por meio da Escola Família Agrícola do Sertão, os jovens da região aprendem conhecimentos práticos e saberes tradicionais relacionados à agricultura.
“Quando parte dessa juventude está prestes a se formar, a associação abre as portas para que eles consigam desempenhar atividades como estagiários. Boa parte do corpo técnico deles são pessoas que passaram por essa escola. É uma inspiração pra gente, porque eles envolveram a juventude e conseguem muitas vezes evitar o êxodo rural”, explicou Aline.
Fundo Rotativo
A ação integra o projeto Agroecologia em Rede, implementado pelo ICV com financiamento do Programa Global REDD Early Movers (REM).
O projeto REM é executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) Alemão e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido, e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa #PRISAOparaEMANUELeSTOPAja
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário