Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Audiência pública vai debater regulamentação da Podologia em Cuiabá

O evento acontece nesta sexta-feira (25), às 9h, com entrega de Moção de Aplausos a Armando Bega em reconhecimento da sua grande e extensa luta para a regulamentação da profissão. O vereador da saúde, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 618/2022 que tem o objetivo de regulamentar o exercício da profissão de Podólogo. Como médico, o parlamentar defende que a Podologia é importante não apenas nas equipes multiprofissionais de atendimento à pessoa com diabetes - que se não receberem cuidados necessários nas feridas e machucados, correm risco de serem amputados - mas também para dar suporte técnico aos profissionais de saúde. “A regulamentação, significa o reconhecimento e a valorização da profissão dentro da sociedade. Me sinto honrado em estar participando da luta desta categoria em Cuiabá. Podólogos são essenciais na saúde e bem-estar das pessoas e merecem todo o nosso reconhecimento e respeito ”, pondera o parlamentar ao acrescentar a regulamentação define legalmente o exercício da função, bem como os requisitos, as competências e as habilidades que o profissional deve ter para exercer a atividade. “Além de tratar da jornada de trabalho, das atribuições, área de atuação, formação exigida e outras definições profissionais”, explicou.
Embora ainda seja muito confundida com o trabalho de pedicures, atuantes na aparência, embelezamento e higienização dos pés, a Podologia permite ao profissional da área, o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras, e outros tipos de problemas.
Assim, para exercer a profissão, o Podólogo deve, naturalmente, se qualificar tecnicamente para cumprir com seus atendimentos e diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas e os cremes, pomadas e medicamentos adequados ao que a pessoa precisa.
Já são mais de 50 mil Podólogos no Brasil e quase 3000 mil profissionais no Estado de Mato Grosso, que aguardam ansiosamente pela regulamentação da profissão. A nona edição do Atlas de Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes, em 2019, mapeou as dimensões da doença em 138 países e mostrou que houve crescimento da sua incidência. No Brasil a população com diabetes aumentou em 31%. Hoje em dia, aproximadamente 24% dos gastos com Saúde Pública no nosso País são relacionados à enfermidade.
“É uma profissão que salva vidas. Estamos juntos nesta luta e também pela inclusão da Podologia na Rede Pública de Saúde”, reforçou Luiz Fernando. O vereador ainda vai entregar Moção de Aplausos a Armando Bega em reconhecimento da sua grande e extensa luta para a regulamentação da Podologia no Brasil.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURADECUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta #CASADOSHORRORESEDARACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário