Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Cláudio Ferreira apresenta projeto para fomentar o empreendedorismo e reduzir o desemprego entre os jovens

PL institui a “Política Estadual de Incentivo do Crédito Jovem Empreendedor”. Instituir em Mato Grosso a “Política Estadual de Incentivo do Crédito Jovem Empreendedor," que pretende incentivar a criação de novas empresas no Estado e fomentar os jovens a adotarem um perfil empreendedor, abrindo novas empresas e profissionalizando a gestão das existentes. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) n°1003/2023, protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pelo deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB). 
Na justificativa do PL, o deputado destaca que o empreendedorismo pode ser um caminho para a redução do desemprego, criação de novos ambientes de negócio e inserção dos jovens no mercado de trabalho.
“O projeto apresentado visa fomentar o empreendedorismo e a inovação, ajudar o jovem a criar o seu próprio negócio, ou consolidá-lo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a média nacional em 2021 de desocupados e desempregados era de 13% e 14% na população em geral, e quando se tratava de jovens que não estudavam e não trabalhavam era de 28%. Para que haja uma diminuição considerável desse número, é necessário desenvolver competências duráveis que possibilitem a inserção do jovem no mundo dos negócios. Diante disso, a criação de um incentivo ao crédito para jovens empreendedores, proporcionando estratégias e ações em seus negócios, é fundamental”, ressalta Cláudio Ferreira.
De acordo com o Art.3 da propositura o público alvo da iniciativa deverá atender às seguintes condições: Possuir entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos de idade; não ser detentor de emprego, cargo ou função pública; apresentar Plano de Negócios em formulário próprio, conforme regulamento; ter concluído o Ensino Médio e realizado curso profissionalizante, ou ainda estejam cursando ou tenha concluído o Ensino Superior.
Jovem Empreendedor
Dentre os objetivos e princípios da Política Estadual de Incentivo do Crédito Jovem Empreendedor estão: desenvolver estratégias e ações para o fortalecimento dos jovens empreendedores do Estado de Mato Grosso; desenvolver estratégias e ações para promover o empreendedorismo nos diversos segmentos econômicos do estado de Mato Grosso; incentivar os jovens a se tornarem micro ou pequeno empreendedores desde o início de sua inserção no mercado de trabalho; desenvolver e promover cursos de capacitação gratuitos e de alta qualidade, buscando parcerias com instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
“Por meio desse incentivo os jovens poderão ter seu próprio negócio, ajudar a gerar emprego e se tornar um grande empresário, industrial ou investidor, fazendo com que a economia de Mato Grosso cresça. Sem dúvidas, é um mecanismo para redução das desigualdades sociais, pois retira o jovem da condição de total vulnerabilidade e desemprego e permite a ele a independência de produzir sua própria renda e gerir sua própria vida”, reforça Ferreira.
Tramitação
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) fará análise do projeto antes da votação pelos deputados em plenário. Em caso de aprovação do projeto e posterior sanção da lei, a mesma deve entrar em vigor na data da publicação em diário oficial. O Poder Executivo poderá fazer a regulamentação da nova legislação.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos