Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Observa-MT entrega diagnóstico de transparência à ALMT com sugestões de aprimoramento; Saiba o que pode melhorar

O Observatório Socioambiental de Mato Grosso apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, um estudo com sugestões para aumentar a participação da sociedade civil no processo legislativo. O documento elaborado em conjunto com o Instituto Talanoa foi protocolado na presidência da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (23). A deputada Janaína Riva também recebeu em mãos o documento e informou que apresentaria ao Colégio de Líderes. A partir da parceria com o Instituto Talanoa, a rede composta por organizações que atuam na área socioambiental reconhece os esforços já realizados, como o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e o novo portal virtual da ALMT, mas defende que ainda é possível – e necessário – aprimorar.A consultora jurídica e de articulação do Observa-MT, Edilene Fernandes, explica que o documento é uma forma de contribuição. “Indicamos sete pontos que podem ser otimizados no sistema de transparência da casa e nos colocamos à disposição da presidência para implementação dessas melhorias”. Este, indica que ainda é necessário realizar na totalidade, a divulgação de atos e atividades em meios oficiais, bem como publicação periódica e atualização da agenda legislativa no site oficial da ALMT. Também defende a transparência da pauta das comissões e câmaras setoriais e a adequação do website e de seus conteúdos para o formato de dados abertos.
Tendo como uma das principais funções do seu escopo de atuação, o monitoramento da tramitação de projetos que versam sobre a perspectiva ambiental, o Observa-MT detecta a necessidade de atualização imediata da tramitação das proposições e a transmissão, gravação e disponibilização permanente de todos os eventos e reuniões da ALMT em seus meios oficiais. Dessa forma, a população terá resguardado o direito de acessar esses conteúdos no caso de eventuais e futuras consultas.
“Considerando todo o exposto e com fundamento na Lei 12.527/2011 – que regulamenta a obrigação de órgão públicos de todos os Poderes e de todas as unidades da federação de divulgação de informações que incentivem a participação popular e garantam transparência – recomenda-se que a ALMT se engaje permanentemente na promoção da abertura democrática de seus processos e decisões”, diz trecho de conclusão do documento.
Confira quais são as sugestões elencadas no documento:
Publicação oficial e acessível de todas as atividades e atos da Assembleia
Registro e publicação no portal oficial das atas, relatório de projetos discutidos, lista de presentes, votos, discussões e demais informações decorrentes das reuniões, audiências e sessões de plenário.
Publicação de documentos preferencialmente em formato de HTM ou PDF editável, em que possam ser facilmente localizadas as informações públicas de interesse.
Padronização da localização dos arquivos e informações no site oficial da ALMT e disponibilização desta informação em “sitemap” de forma clara.
Publicação oficial, completa e periódica da Agenda Legislativa, com sessões de plenário, reuniões de comissões, CSTs, Frentes Parlamentares, audiências públicas, e demais atividades, na página “Agenda” do portal virtual da Assembleia, com no mínimo 15 dias de antecedência do evento/reunião a ser realizado(a); bem como a constante atualização desta programação com alterações ao longo da semana, e, por fim, informativo sobre a ocorrência de fato ou não das atividades listadas.
Prazos e questão do tempo hábil para participação social
Sugere-se como padrão a publicação e ciência à sociedade de evento/reunião com no mínimo 15 dias de antecedência no site oficial da ALMT, em local de fácil e público acesso.
Publicação periódica e atualização da Agenda Legislativa
Congregação das páginas “Agenda” e “Agenda parlamentar” no site da assembleia em apenas uma, contendo todos os eventos, independentemente do teor ou objetivo em um único local oficial;
Publicação semanal e atualização em tempo hábil (mínimo de 24 horas) de todas as atividades públicas a que se destina a atividade da assembleia.
Atualização, ao final da semana, indicando a ocorrência de fato dos eventos, ou eventual reagendamento, decisões, deliberações, atas e demais documentos produzidos durante o evento.
Acompanhamento e informação em tempo real de proposições legislativas em tramitação na Assembleia.
Atualização da página dos projetos com maior celeridade possível, tendo como teto o tempo para que já tramite em outro âmbito;
Publicação de todos os processos da tramitação, requerimentos, votos, pareceres, despachos, votos, etc. Projetos com tramitação especial, Requerimentos de urgência, dispensa e pauta, Emendas, Requerimentos de audiência pública, sendo os documentos disponibilizados em formato PDF;
“Caminho legislativo para cada projeto”.
Transmissão virtual e acompanhamento público
Transmitir todos os eventos e reuniões pelo youtube, com agendamento de transmissões para o horário previsto, e deixar as transmissões armazenadas e organizadas no canal da ALMT.
Trabalhos das comissões temáticas, câmaras setoriais e demais órgãos de debate e participação
Mais transparência em geral dentre os processos das comissões (como, por exemplo, o porquê do despacho, trâmite para mais de uma comissão analisar, convocação das reuniões)
Publicação dos projetos em pauta na reunião e posteriormente o que foi deliberado
Dados abertos
Adotar o modelo aplicado, por exemplo, pelo estado do Amazonas, que utiliza os dados em SLAP, o sistema promovido pelo Interlegis (instituição do Senado Federal). Esse sistema disponibiliza os dados em formato de API e de forma padronizada e testada. Portanto, facilita o acompanhamento e monitoramento automatizado das Casas legislativas.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário