Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças é lei em Cuiabá

Cuiabá agora tem uma lei que estabelece a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Crianças” no município. A iniciativa, realizada anualmente, na última semana do mês de agosto tem o objetivo de evitar mortes e internações na primeira infância. O vereador Dr. Luiz Fernando, diz que a normativa criada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes (celebrado no dia 30 de agosto) veio para incentivar a reflexão, o debate e a publicidade sobre medidas que podem evitar os acidentes mais comuns, como por exemplo, sufocação, afogamento, queimadura, queda, intoxicação, descarga elétrica, disparo de arma de fogo e choque de veículos. “A grande maioria dos acidentes podem ser evitados. A iniciativa é simples, mas importante no sentido de levar à conscientização da população”, argumenta o autor.Acidentes domésticos estão entre as maiores causas de mortes de crianças e adolescentes com idade entre zero e 14 anos, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. Somente em 2022, foram 8,6 mil, nessa faixa etária, no Brasil, o que corresponde a uma média de 23 óbitos por dia.
Algumas dicas para prevenir os acidentes comuns
Sufocamento: alimentar a criança sentada à mesa ou em cadeira alta; cortar os alimentos em pedaços pequenos; ter cuidado com objetos muito pequenos, como amendoim, caroços de frutas, balas duras, botões, moedas, baterias em disco e outros (especial atenção a bexigas, uvas, tomate-cereja, que se aspirados, amoldam-se na via aérea e são de difícil extração); brinquedos devem ser apropriados para cada idade e não devem destacar partes pequenas; não usar talco perto de crianças; não usar cordão ou presilha de chupeta ao redor do pescoço; não deixar sacos plásticos ao alcance das crianças; usar lençóis, mantas e cobertores bem presos ao colchão.
Afogamentos: jamais deixar a criança sozinha durante o banho, principalmente quando estiver utilizando banheira; nunca deixar baldes, bacias ou tanques com água ao alcance das crianças; frequentar piscinas somente com vigilância contínua de um adulto, ficando as menores de cinco anos ou as mais velhas que não sabem nadar a uma distância de um braço de um adulto na água.
Quedas: não usar andadores; instalar grades ou redes de proteção nas janelas de andares altos; instalar portões com tranca em escadas.Queimaduras: preferencialmente, medir a temperatura da água do banho com um termômetro ou, em sua ausência, testar a temperatura da água do banho com o cotovelo ou dorso da mão; sempre verificar a temperatura de mamadeiras e outros alimentos quentes; não manusear líquidos ou alimentos quentes com a criança no colo; esconder fósforos, velas e isqueiros e produtos inflamáveis; não fumar dentro da casa.lntoxicações: não utilizar medicamentos sem orientação médica; nunca utilizar produtos “clandestinos”; seguir as orientações do fabricante para o uso adequado dos produtos; preferir produtos químicos que tenham embalagens com tampa de segurança para crianças; manter os produtos em sua embalagem original e nunca reutilizar frascos; conhecer bem as plantas da casa e dos jardins, e não manter dentro de casa plantas que são consideradas tóxicas, como comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, saia-branca, espada-de-são-Jorge, chapéu-de-Napoleão e outras.
Asessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos