Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 17 de setembro de 2023

Califórnia processa petrolíferas por danos ao meio ambiente

Autoridades do estado americano abriram um processo contra cinco grandes empresas petrolíferas, alegando que elas enganaram a população durante décadas ao minimizar os riscos climáticos dos combustíveis fósseis. O estado americano da Califórnia abriu um processo na sexta-feira (15/09) contra cinco das maiores empresas petrolíferas do mundo, alegando que elas causaram milhões em danos e enganaram a população ao minimizar os riscos dos combustíveis fósseis nas mudanças climáticas.
A ação judicial foi revelada pelo jornal New York Times e confirmada pelo governador do Estado, o democrata Gavin Newsom. O processo se soma a várias outras iniciativas judiciais lançadas por cidades, condados e estados americanos contra as entidades ligadas aos combustíveis fósseis devido ao seu impacto ambiental e acusações de financiamento de campanhas de desinformação.
"Durante mais de cinquenta anos, as grandes petrolíferas mentiram para nós, escondendo o fato de saberem há muito tempo que os combustíveis fósseis que produzem são perigosos para o nosso planeta", declarou o governador Newsom, em comunicado. "A Califórnia está tomando medidas para responsabilizar os grandes poluidores", acrescentou.
A ação civil foi apresentada no Tribunal Superior de São Francisco contra a Exxon Mobil, Shell, BP, ConocoPhillips e Chevron, com sede na Califórnia. O American Petroleum Institute também é um dos alvos, aponta o New York Times.
Estas empresas e os suas associadas "minimizaram intencionalmente os riscos que os combustíveis fósseis representam para a população, mesmo sabendo que os seus produtos poderiam causar um aquecimento global significativo" desde a década de 1950, destacam os autos, segundo o jornal.
Os representantes das empresas não responderam imediatamente aos pedidos de resposta, informou o NYT.
A Califórnia também pede a criação de um fundo para enfrentar os danos futuros causados pelas alterações climáticas no estado, vítima de incêndios florestais, inundações e outros fenômenos extremos alimentados pelo aquecimento global.
"Os executivos das empresas de petróleo e gás sabem há décadas que a dependência dos combustíveis fósseis iria causar estes resultados catastróficos, mas privaram o público e as autoridades políticas dessa informação ao promoverem ativamente a desinformação sobre o assunto", acrescentam os autos. "Ao minimizar o consenso científico sobre o aquecimento global e enfatizar a existência de incerteza, os acusados esperavam atrasar qualquer ação regulatória para reduzir ou controlar as emissões que realmente ameaçam os lucros do setor", diz o documento.
Os processos judiciais sobre esta questão seguem o modelo daqueles movidos com sucesso contra os gigantes do tabaco e a indústria farmacêutica no caso da proliferação de opiáceos.
jps (AFP, Lusa)Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta
#CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos