Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Número de mortos por ciclone no Sul do Brasil sobe para 42

Quarto ciclone extratropical desde junho deixou rastro de destruição em pelo menos 79 municípios do Rio Grande do Sul. Mais de 10 mil estão desalojados ou desabrigados, e outras nove pessoas seguem desaparecidas. As fortes chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical que avança desde o início desta semana pela região Sul do Brasil já deixaram um saldo de ao menos 42 mortos, segundo dados oficiais atualizados nesta quinta-feira (07/09). Outras 25 pessoas seguem desaparecidas, nos municípios gaúchos de Muçum, Lajeado e Arroio do Meio. As áreas mais afetadas pelas chuvas estão no Rio Grande do Sul, que até agora contabiliza 41 óbitos, quase 3.000 desabrigados e outros mais de 7.600 desalojados – a pior tragédia natural a se abater sobre o estado, segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Houve danos em 79 municípios gaúchos. Fortes ventos e enchentes levaram ao bloqueio de estradas e isolaram comunidades inteiras. O Vale do Taquari, na região central, foi a área mais afetada.
Na última segunda-feira, um outro óbito foi registrado em Santa Catarina, onde um homem morreu ao ter o carro atingido por uma árvore.
Estado de calamidade
Após o governador Leite decretar situação de calamidade pública nos municípios gaúchos afetados pelas chuvas, o governo federal deu aval à medida nesta quinta-feira. Com isso, essas cidades devem ter acesso facilitado a recursos para reagir à catástrofe.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, 15 das 41 mortes no estado ocorreram em Muçum, onde as chuvas inundaram grande parte do município e muitos moradores foram obrigados a se refugiar nos telhados.
Mais temporais na região durante o feriado
No feriado do Dia da Independência, os ventos e temporais que continuaram a assolar o Rio Grande do Sul deixaram mais de 100 mil pessoas sem energia.
Segundo a concessionária CEEE Grupo Equatorial Energia, o fornecimento começou a ser interrompido já na quarta e totalizava nesta quinta 85 mil consumidores. Na região atendida pela RGE, outros 19 mil endereços foram afetados.
Para esta quinta, a previsão era de mais chuvas e temporais na metade sul do RS, com risco de ventania e queda de granizo. Em outras áreas do estado, incluindo os Vales do Caí e do Taquari, a Serra e o Planalto, poderia haver pancadas de chuva com raios.
RS enfrenta quarto ciclone extratropical desde junho
O ciclone desta semana é o quarto ciclone extratropical a atingir o Rio Grande do Sul desde junho, quando outro ciclone causou a morte de 16 pessoas. Em julho, o fenômeno se repetiu, deixando três mortos e cerca de 1 milhão de pessoas sem eletricidade. Um terceiro ciclone passou em agosto, sem deixar grandes danos.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a situação e disse que todo o governo federal se coloca à disposição do governo gaúcho. Já Leite suspendeu as comemorações do 7 de Setembro e prometeu que "não faltarão recursos do governo do Estado para a reconstrução" do Vale do Taquari. O governador sobrevoou as áreas afetadas na quarta.
ra/ip/as/le (Lusa, ots)Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos