Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 2 de setembro de 2023

URGÊNCIA: Gisela Simona mobiliza podólogos e deputados pela regulamentação da profissão no Brasil

São mais de 80 mil podólogos em busca de segurança e garantia de direitos para esta profissão milenar. A deputada federal Gisela Simona (União Brasil-MT) requereu nesta quinta-feira (31.08) à mesa diretora da Câmara Federal urgência na apreciação do Projeto de Lei nº 618/2022 que regulamenta a profissão de podólogo no País. Com isso, a parlamentar pede aos mais de 80 mil podólogos de todo o Brasil que mobilizem deputados federais dos seus respectivos estados para que assinem o requerimento e o PL vá para o plenário e seja aprovado o mais rápido possível. Gisela Simona participou semana passada de audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá a convite do médico ortopedista e vereador Luiz Fernando (Republicanos) bem como do professor Armando Bega, presidente da Associação Brasileira de Podólogos (ABP), oportunidade em que discutiram sobre a regulamentação da profissão.
“Seguimos aqui em Brasília buscando informações quanto ao andamento desse projeto de lei que corre na casa desde 2005 e após verificar que ele já passou por várias comissões, já passou pelo Senado e agora aguarda ainda andamento de algumas comissões, optamos pelo requerimento de urgência para que ele seja pautado em plenário o mais rápido possível”.
Para isso, a deputada de Mato Grosso convoca podólogos e todo o país a acionarem os deputados federais dos seus respectivos estados para que assinem o requerimento de urgência para que ele seja pautado no plenário e aprovado o mais breve possível.
Professor Armando Bega observa que o podólogo é o profissional que tem a responsabilidade de diminuir o número de amputações no Brasil, que atualmente gira em torno de 43 por dia, em pacientes diabéticos. “Se tivéssemos mais profissionais regulamentados, esse número certamente diminuiria muito. A regulamentação vai trazer mais qualidade de vida e melhorias gerais na saúde da população, ressalta o presidente da ABP, observando que dos 80 mil podólogos do Brasil a maioria são técnicos de podologia, seguidos dos graduados, que são tecnólogos e bacharéis, e os calistas que são de nível profissionalizante.
O podólogo cuida da saúde dos pés, que trata fissuras, calosidades, pés-diabéticos, unhas encravadas, diabetes, pés de pessoas que estejam passando por quimioterapia, entre outros. “E hoje já temos no Brasil curso superior de podologia, tamanha a importância da profissão para a nossa saúde, o que reforça ainda mais a necessidade de sua regulamentação”, pontua Dr. Luiz Fernando.
“A regulamentação do podólogo, que é uma profissão milenar, vai proporcionar segurança a estes profissionais, salários justos, garantia de direitos e maior reconhecimento da sociedade, além de podermos inserir este serviço no SUS”, acrescenta Dr. Luiz Fernando, reforçando o pedido da deputada Gisela Simona para que parlamentares de todo o País assinem o requerimento de urgência para o PL 618/2022.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário