Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

ACOLHIMENTO AOS PACIENTES: SES capacita profissionais de saúde para atuarem como doutores palhaços em hospitais

Um total de 25 profissionais da saúde concluíram, nesta quarta-feira (11.10), o curso de doutores palhaços, ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O curso iniciou no mês de agosto e capacitou servidores que atuam em três hospitais da Capital. A proposta é qualificar os profissionais para promoção da alegria e bem-estar dos pacientes.
A capacitação integra o projeto Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso, idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES, por meio da Coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde.
A nutricionista do Hospital São Benedito, Elem Cristina da Silva, fez o curso e conta que já desenvolvia as suas atividades laborais de forma descontraída e alegre por meio de uma visita nutricional com abordagem mais informal.
“Os pacientes ficam muito felizes com isso, mas a partir do curso eu pude me qualificar melhor e aprendi a fazer as brincadeiras de forma caracterizada, porque antes eu não me caracterizava. Para mim, todo esse trabalho é fundamental não só para os pacientes, mas também para os médicos, enfermeiros, cozinheiras e outros funcionários, como da limpeza, que também entram na brincadeira”, diz a aluna.
A enfermeira da ala pediátrica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Adélia da Cunha Alves, decidiu fazer a capacitação porque se viu obrigada a colaborar com um momento de mais diversão aos pacientes. “Vi a necessidade que as crianças e os adultos internados têm de um momento de alegria num período de tanto sofrimento e dor, e esse curso foi ao encontro do que eu estava desejando”, afirma.
Conforme o superintendente de Atenção em Saúde, Diógenes Marcondes, a gestão está empenhada no acolhimento dos pacientes e seus familiares.
“O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o governador Mauro Mendes são sensíveis a esta área da saúde e apoiam a nossa missão de tornar o serviço e atendimento mais acolhedor e humanitário”, diz o gestor.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Jane Vivas, explica que a qualificação visa preparar os profissionais para auxiliarem no alivio da dor dos pacientes hospitalizados.
“A saúde é um bem precioso que todos nós buscamos preservar ao longo de nossas vidas. No entanto, quando a doença se instala, é necessário não apenas cuidar dos aspectos físicos, mas também proporcionar cuidados emocionais e psicológicos aos pacientes. E esse projeto vai de encontro a essas necessidades que não são, muitas vezes, palpáveis e visíveis”, entende Jane.
Os Doutores Palhaços são profissionais da saúde que utilizam técnicas de palhaçaria para levar alegria, risos e esperança aos pacientes em hospitais, clínicas e instituições de cuidados paliativos. A atividade também é considerada uma ferramenta terapêutica, pois proporcionando descontração e alívio.
“Esses benefícios não se limitam apenas aos pacientes, mas também se estendem aos profissionais de saúde e familiares envolvidos no processo do cuidado”, acrescenta Jane.
Participaram do curso servidores do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá e Hospital Municipal São Benedito. Durante os dois meses do curso, eles aprenderam a parte teórica da atividade, como a criação do palhaço e sua especialidade; preparação do ambiente; expressão verbal e corporal, entre outros.
No decorrer da capacitação também foi trabalhada a prática de ser doutor palhaço. Entre os temas debatidos neste módulo estão: a lógica do palhaço de hospital, estratégia de atuação no leito, maquiagem e figurino apropriados e simulação de visita ao Hospital.
Projeto nos Hospitais Regionais
A SES já implementou o projeto Doutores Palhaços nos Hospitais Regionais de Sorriso, Sinop e Rondonópolis. Um balanço do primeiro semestre deste ano mostra que na unidade de saúde de Sorriso um total de 558 pessoas, entre pacientes e familiares, foram impactadas com a iniciativa. Já em Sinop foram alcançadas 405 pessoas com as atividades de palhaçaria. O projeto no Hospital Regional de Rondonópolis foi implantado no mês de agosto e o balanço da ação deve ser concluído nos próximos dias.
A integrante da equipe que coordena o projeto na SES, Aurea Kelly, enfatiza a importância da ação na recuperação da saúde dos pacientes. “A alegria proporcionada por esses profissionais contribui para diminuir o estresse e a ansiedade dos pacientes, auxiliando no alívio da dor e na melhora do bem-estar geral”, afirma.
Aurea ainda destaca que o trabalho melhora também o ambiente hospitalar. “As brincadeiras criam um ambiente acolhedor, descontraído, afetuoso e positivo, onde os pacientes se sentem mais confortáveis e dispostos a enfrentar os desafios que a doença impõe, melhorando a relação entre pacientes, familiares e servidores da saúde envolvidos”.
Segundo a servidora, a liberação de hormônios como a endorfina e serotonina - substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria -, promovem uma sensação positiva, com influencia diretamente na saúde física e mental de todos os envolvidos.
“Isso estimula e fortalece o sistema imunológico através da inibição do hormônio cortisol, que é o principal responsável por sentimentos negativos como a ansiedade, o estresse e o medo. Desta forma, os Doutores Palhaços são agentes da medicina complementar, colaborando também na medicina tradicional”, finaliza.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos