Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DESENVOLVIMENTO: Deputado Thiago Silva reúne com Fiemt para debater industrialização de Rondonópolis

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve em reunião, na última quarta-feira (25), com o presidente da Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, superintendente Fernanda Campos e o Gerente Governamental, Lucas Barros, para debaterem o fortalecimento do processo de industrialização em Rondonópolis e políticas para a ampliação de vagas para o primeiro emprego.
O parlamentar iniciou a agenda, explanando sobre o trabalho realizado na Câmara Setorial Técnica de Desenvolvimento Regional (CST), criada por ele na Assembleia Legislativa, que tem o objetivo de identificar as vocações econômicas das regiões de Mato Grosso, promover o desenvolvimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida para a população. A ação conta com o apoio da equipe da Fiemt, economistas da Unemat, UFMT, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Poder Legislativo Estadual que trabalham de forma colaborativa, visando a elaboração de um documento com propostas que possam orientar o Governo de Mato Grosso a formular políticas públicas para beneficiar os municípios.
Segundo o deputado, é preciso buscar estratégias eficazes para que a gestão estadual crie políticas que promovam o desenvolvimento e mais geração de emprego. “Vemos que hoje o nosso Estado produz cerca de 70% do algodão em nosso país. Porém, o processo de industrialização ainda está muito tímido em algumas cidades. Rondonópolis, por exemplo, já teve no passado indústrias na área têxtil que geravam centenas de empregos e essa é uma atividade que precisa ser melhor trabalhada e que possui amplo potencial. Acredito que, agora é o momento do Governo promover vantagens tributárias para atrair grandes empresas e indústrias, com o foco na agregação de valor da matéria-prima do algodão”, comentou.
O presidente Silvio afirmou que a instituição possui um observatório técnico que pode auxiliar a Assembleia e o Estado nos estudos de viabilidade para potencializar a cadeia têxtil em Mato Grosso. “A Fiemt tem atuado fortemente para promover a agroindustrialização em Mato Grosso, o desenvolvimento dos municípios e a cadeia do algodão precisa realmente ser potencializada, pois poderá ser um “case” de futuro para nosso Estado”, explica.
O empresário Paulo Backes pontuou que é de suma importância o alinhamento entre as instituições para trabalharem de maneira colaborativa, com o intuito de alcançar os resultados e promover estrategicamente o fomento à industrialização.
Outro tema proposto pelo deputado é a ampliação de vagas para o primeiro emprego, visando auxiliar jovens que sonham ingressar no mercado de trabalho. “Apresentamos na Assembleia, o projeto de lei Meu Primeiro Emprego e estamos buscando apoio da Federação das Indústrias e do Instituto Euvaldo Lodi que é a entidade responsável pelas bolsas de estágio, para conectar os formandos nos cursos com as vagas existentes nas indústrias de Mato Grosso”, pontuou Thiago Silva.
De acordo com a superintendente Fernanda Campos, o IEL tem promovido ações para promover o desenvolvimento de carreiras para os estudantes que estão se formando. “Mato Grosso possui hoje cerca de 55 mil vagas disponíveis e estamos atuando para que os jovens que estão se formando, sejam aproveitados pelas indústrias, de acordo com a formação do aluno e o ramo praticado pela empresa”, disse.
Ao final da reunião, ficou acordado que o deputado irá promover uma reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Regional na unidade da Fiemt, em que a equipe técnica da Federação fará uma apresentação sobre relatórios produzidos pelo “Observatório da Indústria”, que tem mapeado as vocações e potenciais dos municípios, inclusive de Rondonópolis e da região sudeste, bem como as empresas instaladas e as oportunidades existentes para potencializar a instalação de novas empresas e consequentemente o desenvolvimento socioeconômico da cidade e toda região.
Assessoria/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos