Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Interesse por Black Friday bate recorde; veja como se preparar para fazer boas compras

Varejistas prometem não fazer 'loucuras' e você deveria fazer o mesmo. A Black Friday de 2023 está trazendo expectativas de boas vendas para as empresas do varejo. Segundo o Google, neste ano o interesse pela data é o maior desde 2019. O volume de buscas pelo tema no terceiro trimestre cresceu 114% em comparação com o ano passado. A pergunta mais frequente feita pelos internautas é sobre que dia é a Black Friday, o que mostra a ansiedade de parte do público pela data.Uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise registrou que os eletrônicos são os principais objetos de desejo dos entrevistados. 69% do total das pessoas disseram mirar esses produtos para a data, com destaque para eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).
O levantamento encomendado pelo Google registrou vestuário (53%) como a segunda categoria mais buscada. Na sequência aparecem beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%) e
alimentação (27%). O levantamento também mostrou interesse na aquisição de viagens (12%), serviços (12%), educação (7%) e produtos para pets (7%).
De um lado, as empresas se preparam para atender bem a essa demanda. Por outro, é a vez dos consumidores fazerem o planejamento para comprar a bons preços os produtos de desejo sem comprometerem as finanças.
Por que a Black Friday está gerando mais interesse?
“Esse interesse pela Black Friday é reflexo de uma perspectiva financeira pessoal mais positiva”, avalia Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google Brasil. “O interesse crescente dos consumidores brasileiros na Black Friday é inegável, e os números refletem isso”, completa.De acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados acreditam que a sua situação econômica familiar vai melhorar até o final do ano, um aumento de 23 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Por outro lado, a pesquisa ainda registrou que 24% dos entrevistados afirmam que a situação financeira permanerá igual e 4% avaliam que deve piorar daqui até o encerramento de 2023.
O que a Electrolux espera da Black Friday
Empresas que participaram de uma roda de conversa promovida pelo Google disseram estar animadas com a perspectiva para a Black Friday. “A perspectiva para o setor de eletrodomésticos é de ter uma boa Black Friday”, diz Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina.
“As pessoas não decidem comprar por impulso, geralmente. O que a gente faz o ano todo é nos preparar para esse momento para converter na Black Friday o que atraímos para o nosso funil ao longo do ano”, afirma Julia Chagas, diretora de marketing e student experiente na edtech Alura.
Chagas diz que a Black Friday representa o maior desconto do ano. Para os representantes das companhias, no entanto, o consumidor não deve esperar descontos exorbitantes.
“Esse é um ano de racionalização para todo mundo. Não vai ser uma Black Friday a qualquer custo como foi no passado”, diz Gomes, da Electrolux.
O mercado está mais otimista do que no ano passado. Mas não teremos loucuras.
A Black Friday de 2023 vai acontecer no dia 24 de novembro. A data de compras historicamente acontece na última sexta-feira de novembro, na sequência do feriado do dia de ação de graças nos Estados Unidos, conhecido como “thanksgiving”.
Primeiramente, para saber se você deve comprar algo na data, a dica é se fazer três perguntas: eu quero? eu preciso? eu consigo pagar?
“Se essas três perguntas forem respondidas de forma positiva, deve-se perguntar qual a importância dessa compra para o planejamento e/ou lazer de fato. Se não é apenas uma compra por impulso”, afirmou Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, em entrevista recente à Inteligência Financeira.
Outra dica importante é anotar os preços hoje. Assim, quando chegar a hora H, você vai saber se o desconto é bom e está valendo a pena comprar. Antes de fechar a compra, seja ao vivo ou pela internet, aproveite ainda o serviço de comparados de preços. como Compare TechTudo, Google Shopping, Buscapé, Zoom, JáCotei e Promobit.
“Liste tudo aquilo que você realmente precisa. E aí faça uma pesquisa prévia dos preços desses itens”, recomendou Luciana Ikedo, assessora de investimentos e sócia do escritório RV4 Investimentos.
Cuidado com golpes
Reportagem da Inteligência Financeira explica que a maior parte dos golpes na Black Friday está relacionada com a venda de produtos que não existem. Ou seja, o consumidor faz uma compra, mas não vai receber o produto.
Entre as dicas para evitar golpes estão: pesquisar o histórico da loja, ficar de olho na barra de endereços do navegador e desconfiar de preços muito baratos. Se o pagamento for via Pix ou boleto, se assegurar de quem é o destinatário da transferência ou pagamento antes de efetuá-los.
Vale também desconfiar de anúncios que vendam urgência, muito centrados em produtos ou serviços que demandam uma ação imediata do consumidor. Portanto, que não te dão tempo para uma reflexão mais apurada.
Lívia Venaglia | Caminho Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos