Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 12 de novembro de 2023

Alckmin, Fávaro e Marina unidos pelo fortalecimento da produção sustentável do Brasil

Nesta última quarta-feira (8), o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participou do seminário sobre a "Lei Antidesmatamento Europeia e seus Impactos para o Brasil" no Instituto Rio Branco, em Brasília. Além do ministro, estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o deputado federal Da Vitória e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo Maggi.
O evento foi organizado pela Abiove, em colaboração com a Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenComex) e o Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI). O seminário teve como foco discutir as exigências da nova legislação da União Europeia, incluindo o sistema de diligência, e como essas mudanças podem impactar diretamente as cadeias produtivas de diversos setores, como soja, madeira, cacau, café, palma, borracha e pecuária. Esse tipo de discussão é crucial, especialmente quando se trata de questões ambientais e do comércio internacional, onde regulamentações e práticas sustentáveis desempenham um papel cada vez mais importante.
Durante a abertura, o ministro Carlos Fávaro afirmou que o Brasil tem o compromisso com a redução do desmatamento, em que agropecuária vai crescer de forma eficiente e sustentável.
O ministro Carlos Fávaro, durante a abertura do seminário, enfatizou o compromisso do Brasil com a redução do desmatamento, enquanto ainda busca o crescimento eficiente e sustentável na agropecuária.
Fávaro destacou ainda que o Mapa tem trabalhado no Programa de Conversão de Pastagens Degradadas, a fim de produzir com rastreabilidade e sustentabilidade, sem comprometer as florestas.
“Nós vamos intensificar a nossa produção de alimentos, pois sabemos da responsabilidade do nosso país em ser um grande provedor de alimentos para o Brasil e para o mundo. Com responsabilidade ambiental e trabalhista, nós temos como intensificar sem tocar na floresta e assim devemos fazer”, disse o ministro.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou que o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial com tecnologia de ponta e que tem a maior reserva uma floresta tropical do mundo, que é a Floresta Amazônica e que o governo tem trabalhado para reduzir o desmatamento.
“Nós temos um belo caminho pela frente. O presidente Lula tem compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a energia renovável crescente por meio do solar eólico e com a redução do desmatamento na Amazônia, esse é nosso dever”, disse.
O presidente da Abiove, Blairo Maggi, afirmou que o setor produz e exporta seguindo a legislação estabelecida pelo código florestal e pelo zoneamento agrícola, além das legislações estrangeiras.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o Mapa, MMA e MDCI estão trabalhando no plano de transformação ecológica, para que o Brasil tenha cada vez mais a tecnologia e o conhecimento para aumentar a produção por ganho de produtividade. “Nós podemos ser ao mesmo tempo uma potência florestal, uma potência hídrica e uma potência agrícola”, afirmou.
Assessoria/Caminho Politico
@cpweb @caminhopoliticomt
Curta o instagram: caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário