Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

EXPEDIÇÃO ÁREAS ÚMIDAS X CERRADOS : Dr. Eugênio leva jornalistas e professores para esclarecer diferença entre áreas úmidas do Araguaia e Pantanal

Professor explica a formação do solo, como ele funciona e que não têm característica de Pantanal; Deputado do Araguaia diz que área úmida é preservada e não tem como produzir.
Com o objetivo de dar maior clareza a todos sobre a realidade das áreas úmidas do Vale do Araguaia, o deputado Dr. Eugênio de Paiva lidera nesta sexta-feira (27/10) uma expedição composta por jornalistas e professores de Cuiabá à região do Araguaia. Gruta Azul – Cocalinho - Serra do Roncado: Entre o rio das Mortes e as mineradoras de calcário, a cerca de 3 Km de distância da MT-326, a gruta impressiona seus visitantes por sua beleza. A formação calcária, que dá o efeito azul à água, é um lugar singular de água cristalina, mas com muitas colorações por conta do efeito causado pela claridade do sol.
A Gruta da Lagoa Azul se reveste de importância, pois é a única entre as grutas conhecidas em que o lençol freático aparece e ocupa a maior parte dos condutos. Esse fator, por si só, já é de grande importância, pois permite a verificação direta do nível de oscilação do lençol freático para a área referente a variações sazonais.
Além disso, a distribuição dos condutos e seu direcionamento revestem-se da importância para a compreensão das forças tectônicas que atuaram no local, pois o distanciamento da gruta em relação a outras conhecidas é grande, e a verificação do lineamento dos condutos ratifica a direção geral da Serra do Calcário.
Gruta Azul – Cocalinho
Lençol Freático
A área apresenta, ainda, evidências de oscilação do lençol freático. Pode-se observar, no interior da Gruta da Lagoa Azul, um lago cuja profundidade ultrapassa os 44m, estalactites submersas até a profundidade de 3m na estação das secas, mostrando que o lençol freático já esteve em um nível mais baixo que o atual.
O fato é corroborado pela existência de um sítio arqueológico submerso, com vestígios humanos no solo de um conduto, cuja profundidade é da ordem de 4m, situado em um conduto lateral distante algumas dezenas de metros da entrada e alagado em todo o seu percurso.
Sítio arqueológico
A identificação de espeleotemas aéreos submersos e de um sítio arqueológico com cacos de cerâmica e dois esqueletos humanos, em setores dos condutos alagados, indica que, em períodos recentes, houve uma variação da ordem de 4m no nível do lençol freático. Embora de pequena variação, tendo em vista o tipo de sítio (cerâmico) e a presença de vestígios humanos, se estudos futuros de arqueologia corroborarem a ligação dos esqueletos com a cerâmica, o sítio não poderia ser muito mais antigo que cerca de 5 mil anos BP, se considerarmos o conhecimento arqueológico atual, que indica os primeiros sítios cerâmicos com ocorrência em torno de 3 mil anos a.C.
Caso os esqueletos não tenham vínculos com a cerâmica, que se encontra principalmente no lago de acesso, podendo ser restos de potes utilizados para retirada de água, então o sítio pode ser mais antigo, visto haver datações de esqueletos humanos no Brasil da ordem de 12 mil anos antes do presente.
Assessoria/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos