Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 4 de novembro de 2023

Governador lamenta tentativa de Partido de travar estadualização de Parque

O governador Mauro Mendes (UB) lamentou a atuação da bancada do PT no Senado, que entrou com um recurso para travar o Projeto de Lei da senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti (PSD), visando a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá).
Os petistas alegam inconstitucionalidade da matéria e com o recurso, o projeto que havia sido aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, no último dia 11 de outubro, ao invés de ser enviado diretamente à Câmara do Deputados, deve submetido ao Plenário da Casa.“Eu lamento, porque o Parque de Chapada, todo mundo sabe, está há décadas sem investimentos e é um parque que tem um pontecial turístico gigantesco”, declarou Mauro Mendes.
Mauro têm batalhado pela estadualização, porém, enfrenta resistência de ambientalistas e do próprio Ministério do Meio Ambiente. O processo de licitatório que sagrou uma empresa privada como a vencedora da consessão, teve de ser anulada por erros, que impediram Mato Grosso de participar. Agora, o Estado tem se articulado de maneira mais intensa, para de fato, trazer para si está responsabilidade, fazendo a promessa de aportar R$ 200 milhões em investimentos, no prazo de 4 anos.
“O plano de investimentos proposto na concessão, é pífio, todo mundo sabe disso. Então, nós estamos tentando construir um caminho alternativo. Eu espero que para o bem do trabalhador, cidadão mato-grossense e orgulho de todos nós, o Governo Federal reconheça isso e nos autorize a tocar esse parque a fazer os investimentos necessários”, argumentou.
A administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pertence atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proposta da senadora é que a administração passe a ser feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema-MT).
Assinaram o recurso os senadores Beto Faro (PT-PA), Teresa Leitão (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Rogério Carvalho (PT-SE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Jaques Wagner (PT-BA), Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES), Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Augusta Brito (PT-CE), mas para Buzetti, os colegas assinaram sem ler ou compreender o texto, seguindo apenas uma bandeira ideológica.
AGU
Na tentativa de avançar na estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães, Margareth Buzetti, segue articulando com o Governo Federal. Em reunião nesta quarta-feira (01), o advogado geral da União, Jorge Messias, garantiu que a AGU irá trabalhar na conciliação entre o governo de Mato Grosso e a União sobre a gestão do Parque da Chapada dos Guimarães. Além disso, Messias adiantou que nos próximos dias sua equipe procurará o ICMbio para começar as tratativas.
RDNews/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário