O governador Mauro Mendes (UB) lamentou a atuação da bancada do PT no Senado, que entrou com um recurso para travar o Projeto de Lei da senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti (PSD), visando a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). Os petistas alegam inconstitucionalidade da matéria e com o recurso, o projeto que havia sido aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, no último dia 11 de outubro, ao invés de ser enviado diretamente à Câmara do Deputados, deve submetido ao Plenário da Casa.“Eu lamento, porque o Parque de Chapada, todo mundo sabe, está há décadas sem investimentos e é um parque que tem um pontecial turístico gigantesco”, declarou Mauro Mendes.
Mauro têm batalhado pela estadualização, porém, enfrenta resistência de ambientalistas e do próprio Ministério do Meio Ambiente. O processo de licitatório que sagrou uma empresa privada como a vencedora da consessão, teve de ser anulada por erros, que impediram Mato Grosso de participar. Agora, o Estado tem se articulado de maneira mais intensa, para de fato, trazer para si está responsabilidade, fazendo a promessa de aportar R$ 200 milhões em investimentos, no prazo de 4 anos.
“O plano de investimentos proposto na concessão, é pífio, todo mundo sabe disso. Então, nós estamos tentando construir um caminho alternativo. Eu espero que para o bem do trabalhador, cidadão mato-grossense e orgulho de todos nós, o Governo Federal reconheça isso e nos autorize a tocar esse parque a fazer os investimentos necessários”, argumentou.
A administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pertence atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A proposta da senadora é que a administração passe a ser feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema-MT).
Assinaram o recurso os senadores Beto Faro (PT-PA), Teresa Leitão (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Rogério Carvalho (PT-SE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Jaques Wagner (PT-BA), Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES), Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Augusta Brito (PT-CE), mas para Buzetti, os colegas assinaram sem ler ou compreender o texto, seguindo apenas uma bandeira ideológica.
AGU
Na tentativa de avançar na estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães, Margareth Buzetti, segue articulando com o Governo Federal. Em reunião nesta quarta-feira (01), o advogado geral da União, Jorge Messias, garantiu que a AGU irá trabalhar na conciliação entre o governo de Mato Grosso e a União sobre a gestão do Parque da Chapada dos Guimarães. Além disso, Messias adiantou que nos próximos dias sua equipe procurará o ICMbio para começar as tratativas.
RDNews/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt
Nenhum comentário:
Postar um comentário