Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 4 de novembro de 2023

Novembro Azul e a negligência à saúde

Tipo mais comum de câncer entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, o câncer de próstata ainda é visto com preconceito por muitas pessoas no mundo. Para atingir o público e incentivar os homens a buscarem cuidado e atendimento especializado nas unidades de saúde, novembro foi escolhido como o mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A enfermidade pode ser diagnosticada antes de quaisquer sintomas mas é importante alertar para a importância da detecção precoce, pois isso aumenta as chances de cura.
Estatisticamente falando, os homens morrem mais cedo, além disso são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde. Há ainda uma grande resistência deles em procurar ajuda de médicos, tanto para saúde física quanto para a saúde mental, e isso acontece por muitos fatores, incluindo a falta de conhecimento, preconceito, completando com o medo.
Infelizmente ainda existe uma grande desinformação quando falamos em saúde masculina, principalmente sobre esse tipo de câncer, alguns mitos ainda estão enraizados e superar esse preconceito é o primeiro passo para uma saúde bem cuidada e melhor qualidade de vida.
A investigação do câncer de próstata se inicia com a consulta médica, exame clínico e toque retal inicialmente. Além de exames de sangue, que inclui o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), ultrassonografia e o mais promissor nesse segmento, que é a ressonância magnética.
No Imedi, prestamos esclarecimento e acolhimento ao paciente, sempre tentando enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aqui, dispomos de equipamentos modernos e diferenciados como a Ressonância Magnética 3 Teslas, que permite a captação de imagens detalhadas de vários tipos e estruturas do corpo humano, de forma não invasiva.
A ressonância de próstata é um aparelho que emite pulsos eletromagnéticos, que interagem com o corpo do paciente e formam imagens anatômicas e funcionais. Nesse exame é possível avaliar e observar a anatomia da próstata, além de classificar os achados e indicar a biópsia. Dependendo da indicação do exame, é possível fazer o rastreamento, estadiamento, planejamento terapêutico do câncer, além do seguimento após o tratamento. A frequência da realização do exame vai depender da indicação pelo médico que faz o acompanhamento do paciente.
Por recomendação do Ministério da Saúde, todos os homens acima de 50 anos devem iniciar a investigação, primariamente com exames de sangue e toque retal. Mas a preocupação não deve ser apenas com o câncer de próstata, o homem pode ter outras doenças urológicas, além disso, doenças cardiovasculares respondem por parte significativa dos casos de morte entre os homens. É importante cuidar da saúde como um todo e realizar exames de rastreamento, de acordo com os sintomas referidos.
Portanto, quanto mais informado a gente estiver, mais opções de exames conheceremos e o quanto antes detectarmos as enfermidades e iniciarmos o processo de tratamento, mais chances de sucesso e cura teremos. Aproveite o movimento do Novembro Azul, vá além dele e se conscientize o ano todo.
Dra. Isabela Murelli Rodrigues é médica radiologista e faz parte do corpo clínico do Instituto Médico de Diagnósticos por Imagem (IMEDI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos