GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Senador Fávaro e AGU discutem fortalecimento da indústria de fertilizantes

Carlos Fávaro aponta que jazida em Autazes (AM) pode suprir até 70% da demanda brasileira por cloreto de potássio.
O senador Carlos Fávaro reuniu-se esta semana com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias; com o advogado e ex-Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams; e com representantes do Instituto Pensar Agro para tratar do fortalecimento da indústria nacional de fertilizantes. O objetivo do encontro foi debater soluções para que o Brasil alcance autonomia na produção desses insumos e abandone a dependência que possui hoje das importações. Fávaro destaca que uma grande jazida de cloreto de potássio em Autazes (AM), tem capacidade de suprir de 40% a 70% da demanda brasileira de cloreto de potássio. “Estamos trabalhando para superar contenciosos judiciais e de licenciamento para que o local possa receber investimentos e o Brasil possa avançar, gerando emprego e oportunidades.”
O desenvolvimento econômico alcançado a partir da produção nacional de fertilizantes deve priorizar o bem-estar de indígenas e comunidades ribeirinhas locais, bem como garantir a preservação ambiental, acrescenta o senador. “É possível termos um empreendimento que respeite a questão ambiental e os ocupantes locais originários. Essa é a linha do trabalho”, assegura.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil consome, atualmente, cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. Em 2021, o país importou cerca de 89% das 43 milhões de toneladas de fertilizantes utilizados na produção agrícola brasileira. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.
Existe um Plano Nacional de Fertilizantes, que possui meta de, até 2050, produzir a metade desses insumos usados no Brasil. Mato Grosso, pela sua relevância na agropecuária brasileira, também se destaca no uso de fertilizantes. Recentemente, foi criado um plano estadual sobre o tema.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos